Responsáveis pela busca de soluções que estejam dentro dos Direitos dos consumidores, os Procons registraram quase 2 milhões de atendimentos em 2021, segundo levantamento da Secretaria Nacional do setor (Senacom). Trata-se de uma média de 150 mil atendimentos por mês, um dado relevante que evidencia a importância do órgão para auxiliar os cidadãos em diversos tipos de demandas. 

Bancos lideram reclamações

No topo do ranking das reclamações estão os serviços financeiros, que totalizaram 21,6% das consultas. Em segundo estão as operadoras de telecomunicações, com 17,4%. Em seguida, vêm varejo e comércio eletrônico, concessionárias de energia elétrica e indústria.    

No caso das instituições financeiras, a maior parte das questões envolveram os bancos. Depois estão a telefonia celular, contas de energia e cartão de crédito. 

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Cobranças indevidas

Muitos consumidores procuraram os Procons para solucionarem casos de cobranças indevidas, tendo os problemas com contratos também em destaque, além de produtos ou serviços que apresentaram má qualidade. 

Além dos Procons, os cidadãos também podem registrar reclamações no Portal Consumidor, que existe desde 2014, tendo registrado mais de 5 milhões de casos, sendo 1,4 milhão somente em 2021. 

Fachada de banco
Bancos lideram o ranking das reclamações dos consumidores, seguidos pelas operadoras de telefonia celular. Imagem: Fernando Frazão / Agência Brasil

Atualmente, 78% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas participantes, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias. No portal, a maioria dos registros foram referentes a bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito. 

Com esses auxílios, entre outros oferecidos por inúmeros órgãos que atuam em defesa dos consumidores, os cidadãos fazem valer seus direitos, o que contribui com a melhoria não só dos serviços como dos produtos oferecidos aos clientes em todos os setores da sociedade. 

Via: Agência Brasil 

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