A internet já se consolidou como uma ferramenta de compra importante na rotina dos brasileiros. Logo, o comércio eletrônico ganha ainda mais relevância em datas promocionais como a Black Friday e a semana do consumidor  — data celebrada oficialmente nesta terça-feira (15) —, dois períodos em que o varejo costuma registrar um salto nas vendas e em faturamento.

Ainda assim, alguns aproveitam momentos como esse para aplicar golpes. Tanto é que, segundo o Serasa, um em cada quatro brasileiros já foi vítima de fraude na internet. É o que explicou Fred Amaral, co-founder da fintech Dock, em entrevista ao Olhar Digital:

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“Épocas de promoção, como a Semana do Consumidor, são o momento em que os criminosos aplicam golpes focados em enganar, não em hackear. Ou seja, a maioria dos fraudadores não tenta invadir sites, contas ou computadores, e sim fazer com que pessoas comprem em sites e perfis de redes sociais falsos”, comentou o executivo. “É sempre um momento de muita informação, muita propaganda, muito email marketing. Há coisas falsas para todos os lados que confundem o consumidor. O principal segredo para não cair é estar atento”.

Pensando nisso, confira algumas dicas para ficar atento e não cair em armadilhas ao realizar suas compras online.

Consulte os dados das empresas antes de comprar

De início, saiba que as principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e contratação de serviços. 

A primeira dica é: em caso de dúvidas, confira os dados comerciais de uma empresa que atua no setor de e-commerce antes de fechar uma compra.

Todas as lojas virtuais são obrigadas por lei a fornecer alguns dados aos clientes, dentre eles estão: razão social, endereço, telefone e CNPJ. Geralmente essas informações estão disponíveis no rodapé da página principal das lojas.

Fique atento aos canais de atendimento

Identifique as informações de contato da empresa logo de cara! Caso note que uma determinada loja oferece telefones de contato, endereços de e-mail e/ou chat para atendimento, a oportunidade de tirar dúvidas ou resolver eventuais problemas aumenta. Também é menos provável que você caia em golpes virtuais.

Dica extra: verifique também qual é a política de trocas e devoluções da loja. Algo crucial caso enfrente algum problema no período de garantia de um produto.

Importância da certificação digital

Navegador de internet; Semana do consumidor: dicas para evitar golpes em compras online
O ‘https’ é uma nova implementação do protocolo HTTP que conta com camada extra de segurança. Imagem: Fascinadora/Shutterstock

As empresas que vendem pela internet geralmente possuem selos e certificados de segurança digitais que reforçam a segurança do seu site. Algo que também serve para o cliente estar ciente que os seus dados estão protegidos no momento da compra. Estes dados costumam aparecer na página principal.

Importante: a URL dos sites de comércio eletrônico devem começar com ‘https’ e não ‘http’. O ‘https’ é uma nova implementação do protocolo HTTP que conta com uma camada adicional de segurança. Essa camada permite que os seus dados pessoais sejam transmitidos através de uma conexão criptografada.

Se existe um ícone de cadeado no navegador. Clique nele e cheque se as informações condizem com
a da loja. Sites fraudados não conseguem emitir um certificado verdadeiro, pois o processo é muito seguro e envolve diversas checagens.

Textos com erros e fotos de má qualidade

Recebeu um e-mail suspeito com promoções? Em casos assim, o primeiro a se fazer é procurar algumas pistas que acabam denunciando que se trata de uma tentativa de golpe.

É comum que páginas falsas ou mensagens de e-mail tentando se passar por outras empresas contenham erros de português e fotos de baixa resolução. Portanto, fique atento!

Reputação de uma empresa

Atualmente, ficou mais fácil verificar o que outras pessoas pensam sobre uma determinada empresa ou loja online. Para tirar suas dúvidas, uma das principais plataformas é o Reclame Aqui, que também será pauta no Olhar Digital nesta semana especial do consumidor. Vale ressaltar que o ProconSP também mantém uma lista atualizada de empresas que você deve evitar.

Os comentários de clientes em perfis oficiais nas redes sociais também funcionam como termômetro de reclamações.

Ainda sobre reputação, também vale consultar amigos e parentes que já têm o costume de comprar em uma determinada loja na internet para evitar surpresas.

Atenção com a segurança no momento da compra

A segurança dos seus dispositivos também importa ao realizar compras pela internet. Confira se o seu computador ou smartphone pessoal estão conectados a sua rede Wi-Fi pessoal e evite ao máximo realizar compras em computadores de terceiros ou conectados a redes sem fio compartilhadas.

Evite promoções atrativas demais e guarde os comprovantes de compra

Semana do consumidor: dicas para evitar golpes em compras online
Desconfie se um item que estava de olho ficou barato demais nos últimos dias. Imagem: Natee Photo/Shutterstock

Não é normal que lojas conhecidas ofereçam um determinado modelo de celular por R$ 2 mil e só uma página ofereça o mesmo produto por menos de R$ 1 mil, por exemplo. Se um item que estava de olho ficou barato demais nos últimos dias, saiba que o preço muito atrativo é provavelmente uma roubada.

Duas opções para acompanhar ofertas e a evolução nos preços dos produtos é o Zoom e o Buscapé. Além de mostrarem lojas de confiança, plataformas como essa servem como referência para verificar qual é a margem de preço real de um item que deseja comprar.

Pronto! Adotando as dicas acima, vai ficar mais difícil cair nas armadilhas dos golpistas ao realizar compras pela internet. 

As últimas recomendações dos especialistas em segurança são: imprimir ou salvar capturas de telas que comprovam que uma compra foi finalizada. Mensagens de e-mail que contenham mais detalhes sobre a transação também são importantes para comprovação em caso de problemas.

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Tipos de golpes mais comuns

Agora que você já sabe como evitar golpes, confira alguns exemplos de fraudes mais aplicadas na internet.

Confirmação suspeita de dados

Já recebeu uma chamada em que o atendente solicita informações sensíveis, como senha, número do seu cartão, o código de segurança? Golpes como esse visam conseguir os dados pessoais das vítimas para conseguir acessar sua conta e principalmente efetuar compras usando o cartão de terceiros.

Normalmente, a pessoa que aplica o golpe se passa por um colaborador de uma empresa e afirma que precisa confirmar dados de pagamento.

Saiba que o mesmo também pode acontecer nas redes sociais, como, por exemplo, em mensagens que oferecem cartões de crédito em nome de instituições financeiras.

A norma geral é: empresas legítimas jamais vão solicitar a senha do seu cartão. Normalmente, é a instituição que diz quais são os seus dados, cabe a você apenas confirmar ou não as informações que são passadas.

Cuidado com quem compartilha o seu celular

Um golpe apelidado como ‘fraude amigável’ também pode fazer você perder dinheiro. Geralmente, acontece por meio de algum conhecido que tem acesso ao seu computador ou celular. 

Para ter acesso ao seu cartão de crédito sem permissão, um terceiro pode tirar capturas de tela de um cartão virtual e usar os dados para fazer compras. Por isso, evite emprestar seus dispositivos pessoais para outras pessoas. Enviar fotos do seu cartão então? Nem pensar. 

Acesse também o nosso guia com dicas para não cair no golpe do boleto falso.

Cuidado redobrado com as formas de pagamento

As compras na internet, na maior parte dos casos, são feitas com cartão de crédito. Se um site, por algum motivo, ainda não oferece essa opção de pagamento, desconfie.

Muitas fraudes na internet acontecem por transferências bancárias, pagamentos de boletos falsos e até por meio do Pix. 

Sendo assim, dê preferência para lojas virtuais que aceitam cartão, pois é uma das formas mais seguras de fazer compras online.

O cofundador da Dock também destaca a importância de se atentar às compras por Pix:

“Apesar de já consolidado e seguro, ainda é preciso orientar os consumidores, pois, diferente do cartão de crédito, que permite tentar recuperar o dinheiro por meio de manifestação de não reconhecimento da compra, o Pix é uma transação financeira instantânea, em que o dinheiro sai imediatamente da conta de origem para a conta de destino. Os bancos aumentam a cada dia a capacidade de análise em transações Pix, mas em muitos casos, ainda não é possível recuperar o valor transferido”, avalia o executivo.

Ataques Phishing

imagem de cartões de crédito sendo perfurados com um anzol;
Para evitar ser “fisgado” por golpes do tipo phishing, evite clicar em links suspeitos. Imagem: wk1003mike/Shutterstock

Essa modalidade de golpes rouba informações pessoais das vítimas através de mensagens com promoções muito atrativas e frases chamativas, disparadas para inúmeras pessoas até que uma delas seja “fisgada”.

Quando isso acontece, a vítima normalmente acaba revelando informações pessoais, como senhas, CPF e número da conta bancária ao preencher formulários falsos, por exemplo. Ataques como esse podem ocorrer de várias formas, algumas delas são:

  • Mensagem recebida de um e-mail falso com um arquivo contaminado;
  • Ao inserir informações em um site que está se passando por outro visando coletar seus dados;
  • Ao clicar em um link suspeito de uma mensagem recebida por SMS.

A dica principal é: evite ao máximo clicar em links suspeitos!

Golpes no WhatsApp

O aplicativo de mensagens preferido dos brasileiros também tem feito cada vez mais vítimas. Geralmente, os golpistas entram em contato pelo WhatsApp se passando por um site de compras para roubar os seus dados e até a sua conta no mensageiro. Com isso, os criminosos se passam pela vítima e enviam mensagens pedindo dinheiro aos contatos.

Para evitar que a sua conta seja roubada, veja aqui como ativar a autenticação de dois fatores no aplicativo.

O que fazer em casos de fraude?

“As empresas também têm papel fundamental no combate às fraudes. Além de transparência e ações de conscientização dos consumidores, precisam implementar técnicas de monitoramento de sites clonados e sistemas antifraude. É importante que os e-commerces implementem sistemas antifraude robustos, pois, a cada ano, os fraudadores encontram novas formas de realizar golpes”, finalizou Amaral.

Se identificou que os seus dados pessoais e bancários foram usados por terceiros indevidamente para compras na internet, faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Registre também reclamações no Procon ou no próprio Reclame Aqui para que as empresas fiquem cientes do problema. No fim, ao compartilhar o seu caso, você também ajuda que outras pessoas não caiam em golpes parecidos.

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