Veículos e Tecnologia

Ducati revela a Futa, sua primeira e-bike esportiva

Por Lucas Berredo, editado por Acsa Gomes
17/03/22 20h00, atualizada em 21/03/22 17h12
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

A Ducati decidiu expandir sua linha de bicicletas elétricas e lançou sua primeira e-bike esportiva, a Futa. Pesando 12,6 kg, a bicicleta traz um monocoque de fibra de carbono com geometria para endurance, mas é projetada para fornecer eficiência aerodinâmica e velocidade.

Situado na parte traseira, o motor da nova e-bike é um FSA System HM 1.0 com 250 watts de potência e 4,3 kgfm de torque. De acordo com a Ducati, o sistema se destaca por “possuir uma entrega fluida e natural em todas as condições”, além de estar “entre os mais leves e compactos do mercado na sua categoria.”

A bateria de 250 Wh é acoplada no tubo inferior e um extensor de alcance opcional de 250 Wh está disponível para ciclistas que desejam cobrir distâncias maiores.

Cinco níveis de assistência também podem ser selecionados na unidade de controle Garmin no guidão, permitindo que os ciclistas gerenciem o suporte eletrificado. Com o aplicativo integrado, os usuários podem visualizar estatísticas, status do sistema, duração restante da bateria e status da carga de forma rápida e intuitiva.

No que tange à estrutura, a Ducati Futa possui um conjunto FSA K-Force WE com sistema eletrônico de transmissão de 2×12 velocidades, freios a disco ajustáveis de 160 mm e braços de pedal feitos de fibra de carbono.

Ducati/Divulgação

E-bike terá edição limitada com peso reduzido

A nova Futa terá ainda uma edição limitada com 50 unidades e equipamentos de série mais sofisticados, com o peso das bicicletas sendo reduzido para 12,2 kg. Entre os componentes premium, estarão o grupo eletromecânico Campagnolo Super Record EPS e rolamentos feitos de carbono, titânio e cerâmica.

Ducati/Divulgação

O guidão feito de fibra de carbono Vision Metron na e-bike premium também será altamente aerodinâmico, com tronco e cabo integrados, unindo o piloto à estrada da mesma forma que um volante de corrida conecta o motorista às rodas dianteiras.

Junto com a e-bike Futa, a Ducati atualizou também a mountain bike MIG-S, que agora traz um motor elétrico Shimano EP8 e uma nova suspensão Rocshox, que a montadora italiana diz que ajudará o veículo para enfrentar qualquer tipo de terreno com segurança.

A Ducati deve expandir ainda mais a sua gama de bicicletas elétricas com uma edição limitada da TK-01RR, uma versão exclusiva do veículo de endurance concebido para terreno off-road. Por enquanto, a montadora italiana não divulgou o preço de sua e-bike esportiva.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags