Um esqueleto de um enorme Triceratops que morreu há 67 milhões de anos está entre os mais intactos fósseis já encontrados. Apelidado de “Horridus”, em referência ao nome da espécie (Triceratops horridus), o fóssil, que está cerca de 85% completo, fez sua estreia pública no início desta semana no Museu de Melbourne, na Austrália, como parte da nova exposição “Triceratops: O destino dos dinossauros”.

Segundo um comunicado da instituição, Horridus era um dinossauro herbívoro que viveu durante o período Cretáceo (cerca de 145 milhões a 66 milhões de anos atrás), e alcançou um tamanho impressionante. O fóssil contém mais de 260 ossos e pesa mais de 1 tonelada. Mede quase 7 m de comprimento e tem mais de 2 m de altura.

O crânio, que está 98% completo, é pontiagudo com dois chifres finos na testa e um chifre atarracado no topo do nariz. O folho do pescoço mede 1,5 m, e o crânio pesa cerca de 261 kg. 

Conforme anunciado pelo museu, o fóssil foi descoberto em terras privadas no estado de Montana, em 2014, e a Museus Victoria – a organização australiana que opera três museus estatais em Melbourne – adquiriu o espécime em 2020.

publicidade

Leia mais:

Projeção 3D de Horridus feita com base na ossada quase completa. Imagem: Museus Victoria

Quando Horridus chegou a Melbourne, seus pedaços estavam distribuídos em oito caixas – algumas do tamanho de carros, segundo representantes do museu. Preparadores de fósseis mediram, rotularam e escanearam em 3D cada osso antes que o esqueleto fosse montado para exibição. 

Horridus é um dos únicos esqueletos montados com fósseis de um só espécime

“Embora muitos esqueletos articulados de Triceratops sejam exibidos em todo o mundo, apenas Horridus e poucos outros são feitos de ossos que vieram de um único animal”, disse Erich Fitzgerald, curador sênior de paleontologia de vertebrados da organização Museus Victoria. “Este fóssil compreende centenas de ossos, incluindo um crânio completo e toda a coluna vertebral, o que nos ajudará a desvendar mistérios sobre como essa espécie viveu 67 milhões de anos atrás”.

Erich Fitzgerald, curador sênior de paleontologia de vertebrados da organização Museus Victoria, examinando o fóssil. Imagem: Museus Victoria

Na exposição, Horridus está em uma câmara com projeções iluminando seus ossos. Os cientistas não podem dizer com certeza se Horridus era macho ou fêmea, mas seu esqueleto quase completo pode ensinar muito sobre a evolução, a biologia e o comportamento do  Triceratops, segundo Fitzgerald.

“Estar permanentemente alojado no Museu de Melbourne significa que esse notável fóssil será acessível à ciência para as próximas gerações”, disse ele. Um modelo digital 3D interativo de Horridus está disponível para apreciação no site do museu.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!