Conforme anunciado pelo Olhar Digital, nesta quinta-feira (17), o imenso veículo Crawler-Transporter 2, da Nasa, levará o Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da agência e a cápsula Orion em uma jornada até a plataforma de lançamento Pad 39B, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. De lá, o megafoguete vai decolar em direção à Lua pela missão Artemis-1, primeira etapa do Programa Artemis, que visa levar seres humanos a pisar novamente em solo lunar.

Quando o superveículo for colocado na plataforma de lançamento, terá a maioria dos olhos focados nele. No entanto, a monstruosa máquina que o transporta também merece alguma atenção.

O foguete Space Launch System (à esquerda) e a espaçonave Orion (à direita) serão levados à plataforma de lançamento nesta quinta-feira (17), pelo veículo Crawler-Transporter 2. Imagem: NASA/Kim Shiflett

Por meio da missão Artemis-1, o megafoguete da Nasa levará em seu topo uma cápsula Orion não tripulada rumo a uma jornada de aproximadamente um mês ao redor da Lua. Espera-se que a missão decole entre maio e junho. Antes que isso aconteça, no entanto, a dupla SLS-Orion vai ser conduzida até a base de lançamento para testes, incluindo um crucial “ensaio molhado”, durante o qual os membros da equipe da missão carregarão propelente no SLS e realizarão até uma contagem regressiva de lançamento. 

Para quem quiser assistir ao evento em tempo real, a Nasa TV fará uma cobertura ao vivo do lançamento, a partir das 18h (horário de Brasília), que contará com a participação de convidados como o administrador da agência, Bill Nelson.

publicidade

O megafoguete SLS tem 98 metros de altura e pesa 2,6 mil toneladas. Ele viajará cerca de 6,4 quilômetros do cavernoso Edifício de Montagem de Veículos (VAB) até a plataforma de lançamento, fazendo um percurso que tem cerca de 11 horas de duração estimadas.

Transportador “bestial” da Nasa atende a agência há mais de 50 anos

O transportador Crawler-Transporter 2 (CT-2), da Nasa, é o veículo ideal para conduzir o SLS por quase 12 h até a base de lançamento. Imagem: NASA/Cory Huston

É preciso uma máquina realmente “bestial” para transportar uma carga tão grande por essa distância – e o transportador Crawler-Transporter 2 (CT-2) é, sem dúvida, o “monstro” ideal para o serviço.

“É a coisa mais fenomenal que já vi”, disse Tom Whitmeyer, administrador associado de desenvolvimento de sistemas de exploração na sede da Nasa em Washington DC, durante uma entrevista coletiva na segunda-feira (14).

O CT-2 é um dos dois rastreadores construídos em 1965 para apoiar as missões lunares Apollo, da Nasa. São duas das maiores máquinas já desenvolvidas; cada uma tem 40 m de comprimento por 34,7 m de largura, e pesa mais de 2,7 milhões de kg.

Embora tenha mais de 50 anos, o rastreador passou por atualizações significativas na preparação para lançar o SLS e a cápsula Orion, “e os técnicos testaram minuciosamente o veículo”, de acordo com o diretor de lançamento do Programa Artemis, na Nasa, Charlie Blackwell-Thompson. Ele acrescentou que, mesmo havendo previsão de mau tempo para a véspera, o clima para o dia do lançamento ainda parece bom. 

Leia mais:

Assim como os tanques, os rastreadores dirigem sobre esteiras em vez de rodas. Cada rastreador tem oito degraus, cada um dos quais consiste em 57 “sapatos”, cada um pesando 953 kg), segundo a Nasa.

A rapidez não é um ponto forte dos rastreadores: os dois veículos chegam a uma velocidade máxima de 1,6 km/h quando carregados e 3,2 km/h quando descarregados. A eficiência do combustível também não é uma prioridade: o CT-2 queima cerca de 165 galões de diesel para cada quilômetro que percorre, de acordo com a ficha técnica apresentada pela Nasa.

Segundo a agência, o CT-2 já percorreu um total de 3.806 km até o momento, uma contagem impressionante, já que a máquina geralmente viaja apenas 12,8 km por ida e volta.

Uma vez posicionados no local de lançamento, terá início uma estadia de aproximadamente um mês no bloco para o SLS e a cápsula Orion. Os técnicos provavelmente farão o ensaio molhado na metade desse intervalo, de acordo com o comunicado da Nasa.

Depois, SLS e Orion voltarão ao VAB para mais testes e processamento antes do lançamento da missão Artemis-1 – quando o CT-2 novamente levará a dupla ao seu destino.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!