Em um nítido sinal contrário à repressão regulatória enfrentada na China, o Alibaba Group e a Tencent Holdings preparam uma das maiores demissões da história. Apesar dos números ainda não terem sido divulgados, acredita-se que somente no Alibaba serão cortados dezenas de milhares de postos de trabalho, o que pode reduzir cerca de 15% de seus funcionários, porcentagem que corresponde a 39 mil colaboradores, segundo uma fonte ouvida pela Reuters

A Tencent é proprietária do aplicativo de mensagens líder na China, o WeChat, e prevê também um corte entre 10% e 15% de sua força de trabalho, o que inclui a unidade de supervisão de negócios, como streaming de vídeo e pesquisa. Tratam-se das primeiras grandes demissões desde que os reguladores chineses lançaram uma campanha sem precedentes contra os gigantes da internet do país, iniciada há um ano e meio. 

publicidade

Queda nas vendas 

Além da repressão regulatória, a economia da China está em desaceleração, com impacto negativo nas vendas, influenciando na queda das ações e redução na previsão de expansão dos negócios. 

Por isso, a Tencent e a Alibaba foram forçadas a cortar custos operacionais. Muitas demissões já começaram, no mês passado, e o negócio de entrega de alimentos Ele.me, do Alibaba, pretende demitir até 25% dos funcionários. 

publicidade

Desde o início do ano passado, as ações das empresas já caíram mais de 60%. Fora isso, o fundador da Alibaba, o bilionário Jack Ma já criticou publicamente o sistema regulatório da China, o que levou a empresa a arcar com uma multa recorde de US$ 2,8 bilhões. 

Alibaba conta com mais de 250 mil funcionários e tem vários galpões de estoque dos produtos comercializados, todos automatizados; empresa deve fazer demissões por conta da repressão e queda nas vendas. Imagem: Shutterstock

O conglomerado de e-commerce tem mais de 250 mil funcionários e ainda não se tem informações se os cortes atingirão a unidade Alibaba Cloud. 

publicidade

Na Tencent, as demissões devem começar pelos setores menos lucrativos, como Tencent Vídeo e Tencent Cloud. Até junho de 2021, a empresa contava com mais de 94 mil trabalhadores.  

Leia mais:

publicidade

Demissões devem atingir outras empresas  

Os cortes também devem atingir os funcionários da Didi Global, aplicativo de carona, com uma expectativa de redução de 15% em seu quadro de colaboradores.  

A Didi, que foi submetida a uma investigação de segurança cibernética após sua listagem de US$ 4,4 bilhões em Nova York no ano passado, pretende concluir as demissões até o final de março.

Alibaba busca novo CEO 

O setor de mídia do Alibaba Group Holding Ltd. está à procura de um novo executivo-chefe. Isso porque o atual, Gary Liu, foi encarregado de atuar no setor de tokens não fungíveis (NFT) para obras de arte. 

Agora, a empresa está em um esforço concentrado para encontrar um novo líder. Até lá, Liu continuará administrando a companhia.  

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!