Já se passaram mais de dez anos desde que o ator Keanu Reeves e o criativo motociclista Gard Hollinger fundaram nos Estados Unidos a Arch Motorcycle Company, uma empresa que atua no mercado de motos customizadas de alto padrão. Agora, eles estão com uma ideia elétrica.

Depois de uma década construindo projetos puramente movidos a combustão interna (ICE), a dupla discutiu, dentre outras coisas, o que pode ser explorado em modelos movidos a eletricidade. Em uma rápida conversa postada recentemente pelo canal da Arch no YouTube, a dupla falou um pouco sobre a história e os trabalhos da empresa.

Leia também:

A parceria entre Hollinger e Reeves começou em 2011, alguns anos depois que o ator contratou o customizador para trabalhar em uma Harley-Davidson de sua garagem. Hollinger personalizou quase tudo na moto, exceto a substituição do motor original da máquina. Keanu Reeves gostou tanto do resultado, que sugeriu a ideia de iniciarem juntos uma empresa de customização sob medida.

publicidade

Tendência óbvia para motos elétricas

Agora, sobre a ideia de um futuro elétrico para a Arch, Hollinger explica que as tendências dos veículos movidos a eletricidade são óbvias, sendo “impossível ignorar que as motocicletas elétricas vão desempenhar um papel importante e podem se tornar o principal sistema de transmissão de escolha”.

Porém, o parceiro de Reeves espera que, de alguma forma, os motores de combustão interna sobrevivam por mais anos, “dada a emoção que eles podem trazer à experiência de pilotagem”. De qualquer forma, tendo em vista que a Arch foca principalmente em projetos de cruiser e sport cruiser, a empresa pode ser uma das primeiras a comercializar uma verdadeira motocicleta elétrica desse segmento.

“Cruiser” é o termo usado para motocicletas que imitam o estilo de design americano dos anos 1930 ao início dos anos 1960 – incluindo aquelas feitas por Harley-Davidson, Indian, Excelsior e Henderson. A maioria das motocicletas elétricas disponíveis atualmente nos EUA são principalmente roadsters e designs esportivos.

Dois exemplos nesse sentido no país são a Zero Motorcycles e a italiana Energica, que está expandindo rapidamente sua presença em território americano. Embora existam alguns projetos de motocicletas cruiser com trem de força elétrico em andamento, nenhuma grande marca colocou uma dessas em produção ainda.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!