A Porsche confirmou nesta sexta-feira (18) que vai lançar uma versão elétrica do esportivo 718 em 2025. O anúncio se deu durante um evento no qual a montadora garantiu que, até 2030, 80% da sua frota será movida a bateria.

O CEO da Porsche, Oliver Blume, disse que o 718 elétrico será “o melhor carro 100% elétrico do segmento B”. O executivo, contudo, não especificou os termos qualitativos aos quais se refere — isto é, se o modelo será o melhor em dinâmica de direção, carregamento rápido ou desempenho.

Leia também:

Revelado em setembro de 2021, o carro-conceito Porsche Mission R antevê um pouco de como será o 718 a bateria. Com dois motores elétricos, o esportivo traz como espinha dorsal uma arquitetura de 900 volts que permite um carregamento rápido de 5 a 80% em 15 minutos.

publicidade

Entregando uma potência de 1.073 cv, o Mission R ainda acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e possui velocidade máxima de 300 km/h. Apesar de ser elétrico, pesa cerca de 1.500 kg, 85 kg a mais do que o Cayman GT4 RS.

O Porsche 718 elétrico será o terceiro 100% a bateria na linha da montadora. O primeiro foi o Taycan, lançado em 2020, enquanto o mais recente que foi anunciado é o utilitário Macan, cuja linha de montagem começará em 2023.

Além de anunciar o novo 718, a Porsche também confirmou o lançamento de uma versão híbrida do 911. A montadora alemã não quis dar detalhes técnicos sobre o novo modelo, mas de cara descartou a possibilidade de um híbrido plug-in. O trem de força será parecido com o 919 Le Mans, com maior inclinação para desempenho do que eficiência energética. Especula-se ainda que os protótipos para o carro já estão sendo testados.

imagem lateral do carro
Porsche Mission R (Divulgação/Porsche)

Porsche vai criar rede de carregamento de carros elétricos

Segundo Blume, a Porsche criará sua própria rede de carregamento de carros elétricos, além de apoiar o desenvolvimento de infraestrutura já existente. A rede da montadora será exclusiva para proprietários e clientes em áreas onde há uma grande demanda por estações de carregamento.

Blume afirma que é cedo para falar sobre número de estações a serem construídas, mas a primeira será inaugurada no início de 2023.

O diretor financeiro da Porsche, Lutz Meschke, afirma que a empresa já identificou locais para estações de carregamento na Alemanha, Áustria e Suíça, onde inicialmente o lançamento acontecerá. Embora o plano seja começar na Europa, a montadora também pensará em “soluções exclusivas para a China e os Estados Unidos”.

As estações devem ser situadas em centros onde os proprietários possam tomar um café ou fazer algum trabalho.

Porsche 718
Porsche 718 original: vitorioso na Targa Florio e na Fórmula 1 (Lothar Spurzem/Wikimedia/CC)

Homenagem a carro histórico

O Porsche 718 elétrico será baseado nos esportivos Cayman e Boxster, que foram lançados no meio da década passada. A ideia é que a plataforma dedicada emule os atuais modelos com motor central e que estes sirvam de base para futuros carros de Audi e Lamborghini.

Vale lembrar que o nome “718” para esses esportivos é uma alcunha comercial. Internamente, o modelo é chamado de 782. O motivo da titulação alternativa é uma forma de não confundir com o clássico dos anos 50, o qual a Porsche quis homenagear no lançamento mais recente.

O 718 foi um dos carros mais vitoriosos da história da Porsche. Além de ter vencido a Targa Florio em 1959 e 1960, o modelo teve uma versão monoposto que disputou o Mundial de Fórmula 1 em 1961.

Crédito da imagem principal: Whitevector/Shutterstock (imagem do Porsche 718 a combustão)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!