Oliver Blume, CEO da Porsche, disse que um novo 911 deverá mesmo chegar com motorização híbrida, mas o veículo não será plug-in (ou seja, não será PHEV). Com competência esportiva, segundo o CEO, a máquina será inspirada no 919 Hybrid vencedor da Le Mans de 2015 a 2017.

Então, os futuros proprietários do aguardado modelo não precisarão “conectar para carregar” na tomada – um carro híbrido (sem ser plug-in) recarrega suas baterias com o funcionamento do motor a combustão ou na regeneração, quando ele está sendo freado.

Leia também:

O primeiro 911 equipado com um motor elétrico deverá contar com uma pequena bateria para reduzir ao mínimo a penalidade de peso. Logo, a opção relatada pelo CEO da montadora leva em consideração que seguir um caminho plug-in tornaria o carro mais pesado, ao que tudo indica.

publicidade

Uma ideia antiga da Porsche

A Porsche está pensando em um 911 híbrido há muito tempo. Por exemplo, o site Car and Driver lembra que, em 2017, quando a atual geração 992 ainda estava em desenvolvimento, a empresa dava sinais sobre se queria vender um híbrido 911 e que forma esse híbrido tomaria.

Segundo as informações de agora, Blume indicou os modelos Cayenne SUV e Panamera como aqueles que vão ostentar o perfil PHEV. Quando perguntado se os modelos 911 GT receberão hibridização no futuro, o CEO da Porsche respondeu que a empresa tem algumas “surpresas” a reboque para os modelos focados nas pistas.

Eletrificando as vendas

Quanto à linha menor do 718, um modelo totalmente elétrico deve surgir em 2025, mantendo as dimensões clássicas de um roadster com motor central. O Macan EV que chegará aos EUA em 2024 foi confirmado novamente, e a Porsche também reiterou seu desenvolvimento contínuo de combustíveis sintéticos.

A montadora pretende ter 80% de suas vendas totalmente elétricas até 2030, como vimos aqui. Nesse sentido, há uma meta de que 50% de suas vendas já estarão com elétricos em 2025. O combustível sintético deverá ajudar a preencher as lacunas nessa movimentação da Porsche.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!