Ao usar o mensageiro mais famoso entre os brasileiros, você provavelmente já viu o recado do aplicativo que diz que as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Assim, o backup do WhatsApp também é protegido, caso o usuário deseje adicionar essa camada de proteção nestes itens salvos no iCloud e no Google Drive.

O app destaca que a crpitografia de ponta a ponta garante que todas as mensagens e chamadas fiquem apenas entre os contatos envolvidos. Mas isso já é caso antigo. No ano passado, ele começou a trabalhar os mecanismos de proteção aos backups dos usuários.

Leia mais:

Agora, o Olhar Digital te ensina a ativar (e também desativar) o backup criptografado de ponta a ponta do WhatsApp. Mas, vale um recado: se você perder suas conversas e não lembrar a senha ou chave, não é possível restaurar. O aplicativo não pode redefinir a senha nem restaurar o backup por você.

publicidade

Ativando o backup crpitografado de ponta a ponta do WhatsApp:

As imagens foram feitas em iPhone, mas o caminho para ativar a criptografia do backup é o mesmo em aparelhos com o sistema operacional android.

  1. abra o WhatsApp e acesse “Configurações”. Aqui, clique em “Conversas”.
Backup criptografado do WhatsApp
Imagem: Reprodução

2. Procure por “Backup de conversas” e toque na opção.

backup whatsapp
Imagem: Reprodução

3. Nesta página, você vai selecionar a opção “Backup criptografado de ponta a ponta”.

backup whatsapp
Imagem: Reprodução

4. Agora, é só clicar em “Ativar”. Em seguida, o WhatsApp vai dar instruções de como definir uma senha ou chave de criptografia. Clique em “Criar” e aguarde enquanto o aplicativo prepara o backup criptografado de ponta a ponta. O mensageiro lembra que pode ser necessário colocar o celular para carregar durante o processo.

backup whatsapp
Imagem: Reprodução

Como desativar:

  1. Para desativar o backup criptografado de ponta a ponta do WhatsApp, faça o mesmo caminho até o passo 3 listado acima.
  2. Agora, você vai clicar em “Desativar”. É preciso inserir a senha ou chave. Toque em “Desativar” mais uma vez para confirmar o desejo de encerrar esse tipo de salvamento das conversas.

Pronto! Agora você já sabe como ativar ou desativar o backup criptografado de ponta a ponta no WhatsApp.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!