A Ubisoft anunciou na quinta-feira (17) a chegada do Ubisoft Scaler, uma nova tecnologia que faz o uso da nuvem para a criação de futuros jogos. A novidade, divulgada pelo VGC, foi comunicada durante uma apresentação da GDC e, segundo a diretoria da empresa, permitirá que a Ubisoft crie mundos de jogos maiores, mais complexos e que poderão além de alocar um número maior de jogadores, ser atualizado em tempo real. 

“O Ubisoft Scaler é uma tecnologia fundamental que permite que os títulos da Ubisoft utilizem o poder da nuvem. Em essência, é realmente uma enorme mudança de mentalidade. Tente olhar dez anos no futuro e imagine o que os jogos deveriam ser, poderiam ser e o que você poderia esperar dos jogos e como você os faz”, disse o diretor técnico Per-Olof Romell. 

publicidade

Leia mais!

“Como você reimagina o que os jogos deveriam ser e poderiam ser no futuro? E então comece a construir em direção a isso para criar novas experiências, porque, em geral, os jogos geralmente são uma iteração do que foi feito antes. Queremos nos libertar disso e construir algo grande”, acrescentou o diretor da Ubisoft de Estocolmo, Patrick Bach. 

publicidade
Ubisoft
Imagem: Wirestock Creators/ Shutterstock

Romell ainda destacou que a tecnologia de nuvem da Scaler não deve ser confundida com um streaming de jogos, já que “o streaming de jogos é um modelo de distribuição” e “não muda em essência o que são os jogos e a sua qualidade”. A tecnologia também não se trata de um novo mecanismo, mas uma alternativa para as tecnologias existentes. 

“O Scaler é uma alternativa e também uma opção para os mecanismos de jogos existentes serem aceleráveis na nuvem, tanto em termos de produção, quanto em experiências em tempo real.” 

publicidade

Bach finalizou explicando que “no geral, o que devemos esperar desse avanço na computação em nuvem é que, em primeiro lugar, haverá mais jogadores em um mundo compartilhado, o que que criará experiências sociais jamais vistas”. 

Ainda de acordo com o VGC, Scaler é uma tecnologia descentralizada disponível na Ubisoft e seus estúdios de Estocolmo, Kiev, Malmo, Helsinque e Bucareste. Os locais mencionados estão atualmente trabalhando no Scaler. 

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!