O Banco do Brasil anunciou um novo programa de inovação aberta, chamado Lentes BB. O objetivo do programa é aplicar tecnologias digitais emergentes em novos modelos de negócio, além de proporcionar melhores experiências e ganhos de eficiência.

A primeira tecnologia selecionada para experimentos é o blockchain, em parceria com a startup GoLedger. O Lentes BB vai ser executado em laboratórios reais ou virtuais, unindo empreendedorismo, capacitação e tecnologia. Outros parceiros, especialistas nos temas, como universidades e startups, vão integrar o programa.

Leia mais:

“Um dos pilares de nossa estratégia de inovação aberta envolve a ativação de laboratórios de inovação focados na identificação e habilitação de tecnologias emergentes com potencial de gerar eficiência, novas receitas e melhores experiências aos nossos clientes”, disse Pedro Bramont, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil.

publicidade

Na primeira etapa focada em blockchain, o laboratório vai identificar, validar e prototipar oportunidades que possam se beneficiar da tecnologia. Afinal, esta deve se consolidar como principal meio de validar informações no meio digital, usando computação descentralizada e tokenização.

Fachada do Banco do Brasil
O Lentes BB também vai abordar 5G, agronegócios, IoT e inteligência artificial. Imagem: Shutterstock

“Nosso propósito é colocar a tecnologia a serviço do cliente, que está no centro de nossas decisões. Hoje, blockchain é uma das tecnologias que permite criar processos e serviços mais eficientes, interoperáveis e seguros. Essa iniciativa nos permitirá aumentar o uso desta tecnologia e assim acelerar nossa estratégia digital e tecnológica”, avaliou o diretor de tecnologias do banco Rodrigo Mulinari.

Após a etapa com blockchain, o programa do Banco do Brasil vai para outros temas relevantes. O Lentes BB terá ainda 5G, agronegócios, IoT e inteligência artificial.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!