Produtos e Reviews

Google lança segunda versão do Android 13 para desenvolvedores

Por Nick Ellis, editado por Acsa Gomes
18/03/22 12h41, atualizada em 21/03/22 14h54
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

O Google liberou ontem o Android 13 Developer Preview 2, segunda versão para desenvolvedores do seu novo sistema operacional mobile, que já tem data para ser apresentado, no dia 11 de maio no evento de abertura do Google I/O.

No release, o Google conta mais sobre as novas funções e mudanças do Android 13 Developer Preview 2 para que assim, os desenvolvedores possam testá-las em seus apps.

Android 13 terá nova permissão de notificações

Nova permissão de notificações do Android 13 / Divulgação: Google

As mudanças do Android 13 começam na privacidade, como a nova permissão de notificações. Com ela, o Google quer reduzir a enorme quantidade de avisos com a qual muitos de nós lidamos no dia a dia. Assim, os apps terão que pedir a autorização do usuário antes de começarem a enviar notificações. Além disso, os desenvolvedores também poderão rebaixar permissões de apps previamente concedidas.

Bluetooth LE Audio e MIDI 2.0

A nova versão do Android 13 para desenvolvedores é compatível com Bluetooth LE Audio, a próxima geração de transmissão de som sem fio. O Bluetooth Low Energy (LE) Audio permitirá compartilhar o áudio com seus amigos e família, além de assinar transmissões públicas de entretenimento, informação e acessibilidade.

A nova versão do Android 13 para desenvolvedores é compatível com áudio de alta fidelidade, mas também terá um menor consumo de energia. Assim, os dispositivos equipados com a tecnologia poderão maior autonomia de bateria. Além disso, o Android 13 também tem suporte ao padrão MIDI 2.0, e assim, será compatível com dispositivos de hardware MIDI através da porta USB, uma ótima notícia para músicos amadores e profissionais.

Além disso, outras novidades são voltadas para desenvolvedores japoneses, e também de línguas não-latinas com birmanês e tibetano. Também foram incluídas novas APIs de conversão de texto e fontes e emojis vetoriais coloridos COLR versão 1.

Cronograma de versões do Android 13 para desenvolvedores

Cronograma de lançamento das versões para desenvolvedores do Android 13 / Divulgação: Google

Em fevereiro, ao apresentar a primeira versão do Android 13 para desenvolvedores, o Google avisou que a segunda chegaria esse mês. Além disso, o cronograma do novo sistema continua em abril, quando o Android 13 deve ser lançado em versão beta, e em maio e junho, deve ganhar outras versões beta. A partir daí, ele estará pronto para ser lançado para o público, mas a data exata quem define é o Google.

Leia também:

Como instalar o Android 13 se você é um desenvolvedor

O Google pede aos desenvolvedores para testarem a compatibilidade dos seu apps com o Android 13 o mais breve possível. Assim, poderão fazer todos os ajustes necessários para o novo sistema.

Android 13 / Divulgação: Google

O Developer Preview 2 do Android 13 pode ser testado pelos desenvolvedores nativamente nos dispositivos Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL ou Pixel 4, ou então em outros aparelhos usando as imagens de sistema de 64-bit. O Google também preparou uma página que dá todas as dicas para instalar o Android 13, e o site do sistema para desenvolvedores também já está no ar.

Android 12L no AOSP

Além disso, vale citar que o lançamento da nova versão do Android 13 para desenvolvedores acontece uma semana depois da mudança do Android 12L para o Android Open Source Project (AOSP), o que deve ajudar a popularizar essa versão.

Feito para tablets e smartphones com telas maiores ou dobráveis, o Android 12L já tem previstas atualizações para tablets da Samsung, Lenovo e Microsoft. O Google também conta que todas as mudanças de fundação do Android 12L para telas maiores já estão presentes na atual versão do Android 13.

Via: Android Central e GSM Arena

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags