Na última quinta-feira (17), o superfoguete lunar da Nasa rolou para a base de lançamento, e satélites que orbitam a Terra registraram o marco do espaço. Chamado Sistema de Lançamento Espacial (SLS), o veículo, que juntamente com a cápsula Orion mede 98 metros de altura, foi conduzido do Edifício de Montagem de Veículos (VAB) até a plataforma de lançamento Pad 39B, no Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida, pelo imenso veículo Crawler-Transporter 2.

SLS e Orion, empilhados na plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, da Nasa. Imagem: Airbus

O procedimento se estendeu até o início da manhã de sexta-feira (18), possibilitando os registros em vídeo e fotos feitos por todos aqueles que testemunharam as mais de 12 horas de operação – e isso inclui satélites espaciais. 

Sob administração da empresa aeroespacial Airbus, o satélite Pleiades Neo capturou imagens de alta resolução do feito. Nelas, é possível ver o KSC a uma distância de cerca de 620 quilômetros acima da superfície da Terra, com o amplo campus se estendendo ao longo da costa da Flórida. As imagens incluem uma visão do VAB, onde o SLS e a cápsula Orion foram empilhados e montados e, finalmente, de onde partiram em sua jornada para a plataforma de lançamento.

Centro Espacial Kennedy, da Nasa, visto do espaço pelo satélite Pleiades Neo, operado pela empresa aeroespacial europeia Airbus. Imagem: Airbus

Por meio da missão Artemis-1, o megafoguete da Nasa levará em seu topo a cápsula Orion não tripulada rumo a uma jornada de aproximadamente um mês ao redor da Lua. Espera-se que a missão decole entre maio e junho. Antes que isso aconteça, no entanto, a dupla SLS-Orion foi conduzida até a base de lançamento para testes, incluindo um crucial “ensaio molhado”, durante o qual os membros da equipe da missão carregarão propelente no SLS e realizarão até uma contagem regressiva de lançamento. 

publicidade
O Edifício de Montagem de Veículos (VAB), de onde o SLS e a cápsula Orion saíram montados rumo à base de lançamento, na última quinta-feira (17). Imagem: Airbus

Também chamado de rastreador, o Crawler-Transporter 2 avançou em direção ao bloco a 0,8 mph (1,3 km/h), próximo ao ritmo máximo (carregado) do veículo de 1,6 km/h (1,6 km/h). “É a coisa mais fenomenal que eu já vi”, disse Tom Whitmeyer, administrador associado de desenvolvimento de sistemas de exploração na sede da Nasa em Washington DC, acrescentando que o lançamento moveu não apenas o rastreador carregado, mas também um lançador móvel para o Pad. “É um feito incrível”.

Leia mais:

Embora tenha mais de 50 anos, o rastreador passou por atualizações significativas na preparação para lançar o SLS e a cápsula Orion, “e os técnicos testaram minuciosamente o veículo”, de acordo com o diretor de lançamento do Programa Artemis, na Nasa, Charlie Blackwell-Thompson. 

Agora que estão devidamente posicionados no local de lançamento, terá início uma estadia de aproximadamente um mês no bloco para o SLS e a cápsula Orion. Os técnicos provavelmente farão o ensaio molhado na metade desse intervalo, de acordo com o comunicado da Nasa.

Depois, SLS e Orion voltarão ao VAB para mais testes e processamento antes do lançamento da missão Artemis-1 – quando o CT-2 novamente levará a dupla ao seu destino.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!