Com o objetivo de incentivar o ingresso de meninas em carreiras de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (conhecidas pela sigla Steam, em inglês), a expedição multidisciplinar ‘Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro’, vai passar por 17 cidades do Brasil. O projeto da plataforma Força Meninas terá o formato de carreta itinerante, oferecendo oficinas práticas, peças teatrais e palestras.

O projeto vai rodar o país durante quatro meses. Ele começa nesta sábado (26), em São Paulo. A expedição vai passar ainda por Rio de Janeiro, Resende, Juiz de Fora, Vitória, Belo Horizonte, Contagem, Goiânia, Piracicaba, Suzano, Mauá, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Camaçari e Salvador, em estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Leia mais:

Cada cidade vai hospedar a expedição ‘Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro’ por uma semana. A plataforma responsável destaca o cumprimento dos protocolos sanitários de cada lugar, por causa da pandemia da Covid-19. Para tornar as apresentações acessíveis, elas serão transmitidas também em libras e com infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

publicidade

Gratuito, o projeto visa ainda despertar a curiosidade dessas meninas para que ingressem em carreiras com baixa representatividade feminina. Isso será feito através de palestras sobre as experiências pessoais de cinco jovens vencedoras do prêmio ‘Mude o Mundo Como Uma Menina’, também da plataforma Força Meninas.

Garotas usando um microscópio e interessadas em ciência
A expedição quer incentivar meninas nas carreiras de Steam. Imagem: Shutterstock

Além das palestras, as crianças vão poder vivenciar na prática conceitos de linguagem computacional, eletrônica e até uma experiência de realidade virtual. Ao final, elas vão receber o livreto de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas, narrando a vida de 10 mulheres de destaque nas carreiras de Steam, da bióloga e educadora Bertha Lutz à matemática Ada Lovelace.

Adultos só podem acompanhar a expedição ‘Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro’ acompanhados de crianças. Meninos também podem participar!

“A expedição é um convite para meninas descobrirem seu potencial, conhecerem e se inspirarem em mulheres que romperam barreiras em áreas dominadas por homens, e sonharem com novos futuros. A participação de meninos é muito bem-vinda na construção deste futuro mais igualitário. Nossa expectativa é que mais de 40 mil crianças sejam impactadas pelo ‘Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro’”, destacou Déborah, idealizadora do projeto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!