Veículos e Tecnologia

Picape Ram 3500, maior da marca, chega ao Brasil por preço mínimo de R$ 485 mil

Por Lucas Berredo, editado por Acsa Gomes
24/03/22 18h37, atualizada em 28/03/22 15h09
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

O Grupo Stellantis (conglomerado que também inclui Fiat, Citroën e Jeep, entre outras) lançou no Brasil nesta quinta-feira (24) a nova Ram 3500 – a maior picape da marca. Por aqui, o modelo será vendido em duas versões: a Laramie, de R$ 484.990, que inclui a variante Night Edition, e a Limited Longhorn, de R$ 529.990, configuração inédita no país.

A 3500 é a terceira máquina da Ram a ser lançada no Brasil, depois da Ram 1500 Rebel e da 2500. A nova picape traz um motor 6.7 turbo diesel Cummins de 377 cv que lhe garante a maior potência entre as caminhonetes a diesel no Brasil — 12 cavalos a mais do que na Ram 2500. Além disso, o propulsor traz um sistema de redução catalítica seletiva (SCR, em inglês), que utiliza Arla 32 para tratar os gases do exaustor e reduzir emissões.

Stellantis/Divulgação

Segundo a Stellantis, o chassi extremamente rígido, com 98,5% de aço de alta resistência e suspensão com molas longitudinais, permite à nova Ram 3500 uma capacidade de carga e reboque avançada — mesmo em comparação à 2500. Nesse sentido, a picape é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg — comparando com a 2500, são 664 kg e 1.160 kg a mais, respectivamente, na força de carga e reboque. O torque de 117,3 kgfm também ajuda nesse quesito.

Stellantis/Divulgação

Espaço luxuoso

A Ram 3500 não se destaca apenas no desempenho técnico. O espaço interno da picape também está cercado de materiais nobres como couro Natura Plus e madeira que tornam o visual mais luxuoso.

Combinando tons de preto e marrom Cattle Tan, o couro possui costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também diversas superfícies: parte do volante, alavanca de câmbio, cobertura e porção interna do painel, alças de acesso, apoio dos braços, entre outras partes.

No painel e console central, também aparece um acabamento dourado com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros. A inspiração nesse sentido é o tema do faroeste, especialmente na versão Limited Longhorn.

Stellantis/Divulgação

Tecnologia

Em termos de tecnologia, a nova Ram 3500 possui um item exclusivo no segmento: faróis Full LED Matrix direcionais. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas: o projetor segue a posição do volante e vira em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.

Há aainda vários itens de série: espelho retrovisor digital, pacote de assistências à condução (Adas), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som da Alpine com 10 alto-falantes e um subwoofer — na Limited Longhorn é um Harman Kardon, com 17 alto-falantes e um subwoofer.

Todas as versões da nova Ram 3500 também possuem câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer.

Crédito da imagem principal: Stellantis/Divulgação

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags