Além de entusiasta de tecnologia, tenho uma paixão que sempre me acompanhou: a música. Comecei a tocar violão com 8 anos de idade. Aos 12, gravava demos em fitas K7 com gravadores amadores. Com 14, comecei a escrever algumas músicas. Pouco mais de 10 anos depois, já produzia. Mas foi em 2010, aos 28, que lancei meu primeiro disco.

Foram longos anos, muito material e muito trabalho. Algumas semanas atrás, cheguei ao final da mixagem do meu terceiro projeto. Coincidentemente, estourou a guerra da Ucrânia e uma das músicas em particular me chamou a atenção. A letra tinha a ver com o momento político que estamos vivendo.

publicidade

A faixa fala exatamente sobre estar do lado certo da estrada. Figurativamente, estamos falando da estrada da vida. Sobre as nossas escolhas. Na letra, a importante pergunta: Are you on the right side of history? (Você está do lado certo da história?). Um questionamento que não tem como dissociar da guerra na Ucrânia, da polarização dos dias atuais, do sangue derramado, e de como algumas decisões acabam arruinando sonhos e vidas.

Leia mais:

publicidade

Além da mensagem, achamos que poderíamos ajudar o povo ucraniano de alguma forma com o single. Decidimos, então, antecipar o lançamento da primeira faixa do disco, chamado “Long Hope” ou “Esperança Longa” em português. Criamos assim um NFT com a música em formato de leilão. O dinheiro arrecadado será 100% doado para instituições da Ucrânia.

Quem der o maior lance terá a composição Right Side Of The Road masterizada e os stems, que são os áudios separados de bateria, baixo, guitarra, teclados, violões e voz. Assim, ela pode ser usada para projetos pessoais e na criação de novas músicas.

publicidade
NFT em prol da Ucrânia
NFT em prol da Ucrânia. Créditos: Divulgação

Desde o início da invasão russa, o governo ucraniano já recebeu mais de 50 milhões de dólares de doações em criptomoedas, quase 7 milhões só em NFTs. Como músico e aficionado por tecnologia, achei que era o melhor jeito de ajudar. Right Side Of The Road conta com a participação do cantor Dante Grassi, baixo de Thiago Chasseraux e masterização de Caíto Cyrillo, meu sócio, parceiro e CEO da TRIO.

Depois disso, a faixa será lançada nas plataformas de streaming. A capa da música é uma bandeira da Ucrânia simulando uma faixa de trânsito, e foi criada pelo também parceiro e designer Peter Kogl.

publicidade

Deixo aqui mais uma vez a pergunta: Are you on the right side of history?

*Luciano Mathias é CCO da TRIO

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!