Após ser alertado sobre problemas enfrentados por adolescentes em relação a boatos ou desafios disseminados no TikTok, muitos com viés violentos, a rede social chinesa iniciou um projeto que visa auxiliar na conscientização tanto desse público quanto de seus pais para combater o problema, também conhecido como bullying em certos casos. Agora, haverá uma sessão específica sobre o tópico na Central de Segurança, com informações em português. 

No tópico, o TikTok escreve: pare, pense, decida e aja. Um convite para que os usuários façam uma reflexão antes de iniciarem uma postagem ou sobre algo que tenham visto, abrindo um espaço tanto para a conscientização como para denúncias sobre possíveis abusos praticados na plataforma.

Conteúdos banidos 

Se determinado usuário tentar pesquisar algum conteúdo considerado como um boato ou que seja um desafio prejudicial, a pessoa será direcionada para um guia que faz quatro orientações sobre o tema. 

Caso viole as regras da comunidade, as informações serão banidas. Além disso, o TikTok participou de consultas com especialistas em psiquiatria infantil e comportamentais, com o objetivo de prevenir possíveis casos de abusos. 

publicidade

As orientações recebidas pela rede social ajudarão a criar conteúdos com uma linguagem adequada, inclusive na emissão dos alertas. Vídeos potencialmente arriscados receberão uma notificação, sendo um meio de melhorar a qualidade na plataforma, que é amplamente acessada tanto por crianças quanto adolescentes. 

tik tok central de informações desafios e boatos
Novo aviso estampado na Central de Informações pretende conscientizar usuários sobre desafios e boatos no TikTok. Imagem: Reprodução TikTok

Leia mais:

Mudanças nas diretrizes da comunidade 

O TikTok também anunciou mudanças na estrutura das Diretrizes da Comunidade, com alertas que vão destacar atos perigosos e desafios. São esforços para conscientizar os usuários sobre os perigos de determinadas ações, tendo em vista vários casos de jovens que sofreram sérias consequências após participarem desses desafios. 

As novidades estarão no menu de denúncias de vídeos, uma forma de ajudar a comunidade da plataforma a incentivar boas ações, evitando atos que coloquem a vida ou a saúde em risco. Afinal, existe uma busca incessante por likes e seguidores, o que muitas vezes levam os usuários a colocarem as próprias vidas em jogo. 

Em comunicado, a rede social informou que todas as etapas fazem parte de um compromisso que garanta a segurança dos usuários, contando com a colaboração de todos, inclusive pais, professores, jovens e demais pessoas que fazem parte da comunidade.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!