Nesta sexta-feira (25), a estatal ucraniana Antonov anunciou que planeja reconstruir o gigantesco An-225 Mriya, que foi destruído já no começo da Guerra Russo-Ucraniana.

Aquele que foi o maior avião do mundo estava no hangar do aeroporto Hostomel, um dos primeiros locais invadido pelos russos, e que se tornou ponto de disputa nos dias seguintes.

Acabou arrasado por projéteis. Tanto russos quanto ucranianos culparam o outro lado – mas, mesmo se o avião foi destruído com munição ucraniana, quem começou a guerra foram os russos.

Antonov AN-225 Mriya destruído no aeroporto de Hostomel, na Ucrânia
Antonov AN-225 Mriya destruído no aeroporto de Hostomel, na Ucrânia. Imagem: Reprodução Twitter

Evitar uma perda lendária

Em seu perfil no Facebook, a companhia Antonov postou uma convocação para que desde chefes de Estado, governos e empresas, a fãs e entusiastas da aviação, se unam e comecem a arrecadar os fundos necessários. Os dados para depósito das ajudas financeiras também foram informados.

publicidade

Segundo traz o post na rede social, “há todas as razões” para essa empreitada. A empresa ucraniana cita o design, a documentação científica e técnica, “e o mais importante – disponibilidade, grande desejo e inspiração da equipe Antonov”.

To whom it may concern APPEAL OF THE ANTONOV COMPANY TO THE INTERNATIONAL AVIATION COMMUNITY AND TO ALL…

Publicado por ANTONOV Company em Sexta-feira, 25 de março de 2022

O momento difícil para a Ucrânia (e para a companhia do país) é lembrado, e a falta de dinheiro suficiente também. O avião An-225 Mriya (“sonho” em russo e ucraniano) é inserido no post como “o orgulho e a pérola, não só da Antonov Company, na Ucrânia, mas também de toda a comunidade da aviação mundial”.

“Durante mais de 30 anos de operação em rotas aéreas de países em todos os continentes, a aeronave mostrou as suas performances de voo únicas e capacidade para transportar cargas superdimensionadas que nenhuma outra aeronave de carga é capaz de transportar”, diz a empresa no Facebook. Dentre as façanhas do gigante Antonov, há cerca de 240 recordes mundiais, fora o legado do programa de ônibus espaciais soviéticos.

Além das doações que podem ser feitas nas contas informadas no post, a companhia indica estar iniciando a criação do chamado Fundo Internacional para o Renascimento da aeronave de transporte An-225 Mriya. Não há, porém, uma estimativa de quanto dinheiro precisa para trazer de volta o gigantesco avião.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!