Recentemente foi noticiado pelo Olhar Digital que o WhatsApp GB está na mira da Meta, dona da versão oficial do mensageiro. A empresa está banindo temporariamente usuários que baixarem a versão pirata do app. Mas, será que isso pode resultar em uma exclusão permanente da conta?

Primeiro, vamos entender o que é o WhatsApp GB. Essa  é uma versão não autorizada do mensageiro que contém alguns recursos extras.  As vantagens são algumas funções que não estão na versão padrão do aplicativo, como respostas automáticas, temas personalizados, filtros de mensagens e outros. E principalmente: exibir os tiques azuis apenas após a mensagem ser respondida. Dessa forma, o contato só vai ver a confirmação de leitura após você responder o conteúdo.

publicidade

Por esses fatores, esse app “alternativo” acabou se tornando bastante popular. No entanto, essa festa está acabando. Ano passado, o WhatsApp anunciou que a plataforma está usando uma ferramenta de inteligência artificial para identificar usuários que utilizam o GB. A IA pode ser capaz de localizar mensagens enviadas antes dos tiques azuis e também respostas automáticas.

Banido do WhatsApp GB

Agora, nessa semana os banimentos finalmente começaram e, segundo o WhatsApp, caso o usuário persista em utilizar o programa paralelo, o número será bloqueado e pode sim ser apagado de forma definitiva do serviço. Isso, inclusive, está nos termos de serviço do mensageiro, onde diz que utilizar serviços alternativos com a mesma função e conta do WhatsApp configura uma violação da política.

publicidade

Leia mais:

Segundo comunicado oficial da Meta, os únicos aplicativos oficiais são o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business, que estão disponíveis na Play Store e App Store, podendo ser acessados na versão web. 

publicidade

Tome cuidado pois, além do risco de ser banido, ao baixar a versão paralela, os usuários correm um sério risco de terem suas contas clonadas, inclusive podendo ter as conversas identificadas por terceiros. Outro aspecto é que esse aplicativo só pode ser baixado em softwares ou sites que não são confiáveis, ou seja, trata-se de uma porta aberta para a ação de hackers. 

Mas calma, nem todo banimento é definitivo. Caso tenha tido sua conta bloqueada no WhatsApp por utilizar o GB, o Olhar Digital preparou um guia sobre como recuperar seu perfil na plataforma.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!