Uma nova versão de testes do Windows 11 foi liberada e com ela um recurso esperado sumiu: as abas para o Explorador de Arquivos. O recurso estava presente em builds anteriores já faz algum tempo, mas ainda existe alguma possibilidade da função retornar em breve – tomara.

A Microsoft liberou uma versão nova de testes para o Windows 11, com a build 22581 e nela um recurso presente desde a 22572 desapareceu. Ele é a ferramenta responsável por adicionar abas dentro do programa Explorador de Arquivos, que é a interface utilizada para navegar por tudo que está dentro do computador, ou até fora pela rede.

publicidade

Leia também

Explorador de Arquivos do Windows 11 com abas (Imagem: reprodução/Windows Latest)
Explorador de Arquivos do Windows 11 com abas (Imagem: reprodução/Windows Latest)

A ideia da aba é exatamente a mesma que está presente em navegadores faz tanto tempo: agilizar o uso do programa, com múltiplas janelas abertas dentro de apenas uma. A interface escolhida pela Microsoft é idêntica ao mesmo recurso no Edge, onde um “+” fica no topo e clicando lá o usuário pode caminhar por outros diretórios ou pastas.

publicidade

Windows 11 pode perder recursos antes de ganhar

Mesmo com a Microsoft removendo uma função entre duas versões de teste do Windows 11, é muito comum uma build entregar uma ferramenta e tirar outra, para depois ambas retornarem no lançamento estável para o usuário.

A build mais recente já está ligada ao Sun Valley 2 e pode ser baixada dentro do canal beta, o responsável por trazer novidades mais próximas de seu lançamento para todos os usuários. Existe outro, o canal dev e por lá o trabalho é mais inicial, já focando nos updates para o Windows 11 que serão entregues apenas no ano que vem.

publicidade

Por isso, existe a possibilidade das abas para o Explorador de Arquivos aparecerem mais uma vez dentro de alguma atualização grande ainda deste ano, ou mesmo em um pacote cumulativo para o Windows 11 e de menores proporções. É meu desejo, pois este recurso é bem importante nos navegadores e também me pareceu útil no browser de pastas e diretórios.

Via: Windows Latest.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!