Um novo estudo apontou que um composto encontrado nos chamados legumes crucíferos, como o repolho e a couve-flor, é capaz de inibir a replicação do vírus da Covid-19. O composto em questão é o sulforafano, um fitoquímico que pode ter ação contra alguns tipos de câncer.

O estudo foi realizado em modelos animais, por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. As células de camundongos de laboratório foram expostas ao sulforafano durante algumas horas, antes de serem infectadas com várias cepas do vírus da Covid-19.

Também foram feitos testes com outros tipos de coronavírus, como os que são causadores do resfriado comum. Após entrar em contato com os vírus, o sulforafano reduziu em 50% a replicação de diferentes cepas do vírus da Covid-19 e do resfriado comum.

Nos modelos animais, o composto também foi responsável por diminuir em pelo menos 7,5% a perda de peso durante a infecção. Além disso, também reduziu em 17% a quantidade de vírus no pulmão dos camundongos e em 9% nas vias respiratórias superiores, como nariz e garganta.

publicidade

Via: Galileu

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!