Um asteroide recém-descoberto está passando “raspando” por nosso planeta nesta segunda-feira (28). A rocha foi descoberta no último sábado (26) e tem um tamanho estimado em 15 metros de diâmetro, equivalente a “uma casa“.

Batizado de 2022 FB2, ele chegará a 150.000 km de distância de nosso planeta, menos da metade da distância entre a Terra e a Lua. Apesar da proximidade, não existe nenhuma possibilidade de impacto ou risco para nós.

Dados de 2022 FB2 no site do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa. Imagem: JPL / Reprodução

Segundo Paul Chodas, diretor do CNEOS (Center for Near Earth Object Studies, Centro para Estudo de Objetos Próximos à Terra) na Nasa, objetos como o 2022 FB2 geralmente só são descobertos quando estão bem próximos de nós.

“Muito poucos destes asteroides foram detectados no espaço e observados extensivamente antes de um impacto, porque seu brilho é muito tênue até as últimas horas, e um telescópio tem que observar o local certo no céu, na hora exata, para que possam ser detectados”.

Foi o que aconteceu com o asteroide 2022 EB5, que em 12 de março atingiu nosso planeta, próximo ao mar da Noruega, apenas duas horas após sua descoberta. Com tamanho estimado entre entre 3 e 4 metros de diâmetro, ele era grande o suficiente para ser detectado ainda no espaço, mas pequeno demais para causar algum dano, caso atingisse uma área povoada.

Segundo o astrônomo Peter Brown, o impacto do 2022 EB5 foi detectado pela rede internacional de sensores de infrassom, através das estações na Groelândia e na Noruega. Estimativas sugerem que a energia liberada durante a passagem pela atmosfera foi o equivalente a 2 mil toneladas de TNT.

O 2022 EB5 foi apenas o quinto asteroide descoberto no espaço antes de atingir a Terra. Antes dele, já haviam sido detectados o 2008 TC3, que atingiu o Sudão, o 2014 AA, que atingiu o Oceano Atlântico, o 2018 LA, que atingiu Botswana e o 2019 MO, que caiu no Mar do Caribe.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!