A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou na última quarta-feira (23) mais detalhes sobre os preparativos para o teste do foguete SLS (Space Launch System) e da cápsula Orion, que serão usados na primeira missão do programa Artemis, que consistirá em um voo não-tripulado ao redor da Lua.

Segundo a agência, após a chegada do foguete SLS e da espaçonave Orion na plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em 18 de março, as equipes conectaram vários elementos dos equipamentos de suporte em solo ao foguete e à espaçonave, incluindo dutos do sistema elétrico, de controle ambiental e linhas de propelente criogênico.

publicidade
O foguete SLS e a espaçonave Orion para a missão Artemis 1 da NASA como visto dentro do Vehicle Assembly Building no Kennedy Space Center, na Flórida, em 13 de dezembro de 2021. (Crédito da imagem: NASA / Cory Huston)

As equipes ligaram com sucesso todos os elementos do sistema integrado na plataforma pela primeira vez em 21 de março em preparação para o teste de “ensaio molhado” (Wet Dress Rehearsal, WDR) planejado para ocorrer entre 1 e 3 de abril.

Análises de engenharia estão em andamento para garantir que os sistemas continuem a operar conforme planejado com o foguete e a espaçonave agora acomodados na plataforma. Além disso, os técnicos usarão trajes de proteção, conhecidos como trajes SCAPE, para praticar operações em caso de emergência na plataforma durante o abastecimento e o lançamento. Depois que as verificações na plataforma estiverem concluídas na próxima semana, a equipe iniciará as revisões do sistema antes do teste.

publicidade

Com duração de aproximadamente dois dias, o ensaio molhado demonstrará a capacidade da equipe de carregar propelente (combustível) criogênico no foguete, realizar uma contagem regressiva de lançamento e praticar a remoção segura de propelentes (ou seja, “esvaziar o tanque” do foguete) na plataforma de lançamento.

Leia mais:

publicidade

Após este ensaio, os engenheiros levarão o foguete e a espaçonave de volta ao Edifício de Montagem de Veículos (VAB – Vehicle Assembly Building) para as verificações finais antes do lançamento.

A Nasa afirma que só definirá a data de lançamento do SLS na missão Artemis I após o ensaio molhado ser concluído com sucesso. Quando estiver operacional, o SLS será o foguete mais poderoso do mundo, e o único capaz de enviar a cápsula Orion, astronautas e suprimentos para a Lua em uma única missão.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!