Com a vitória de “No Ritmo do Coração”, o Apple TV+ se tornou o primeiro serviço de streaming a ter um filme vencedor do prêmio de Melhor Filme em um Oscar.

Com isso, a Apple chegou à frente de outros serviços de streaming que vêm crescendo quando o assunto é produzir filmes dignos de indicação ao Oscar, como o Amazon Prime Video e a Netflix, que tinha a expectativa de vencer este ano com “Ataque dos Cães”.

publicidade

A vitória de “No Ritmo do Coração” serviu para sacramentar a crescente dominação das plataformas de streaming na temporada da premiações de Hollywood. A Apple adquiriu os direitos de “No Ritmo do Coração” após o Festival Sundance de Cinema do ano passado, quando venceu um leilão pelo filme, pagando US$ 25 milhões.

Além da vitória na categoria de Melhor Filme, “No Ritmo do Coração” deu à roteirista e diretora Siân Heder a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado e a Troy Kotsur o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Com isso, ele se tornou o primeiro ator surdo a vencer um prêmio de atuação no Oscar, e a primeira pessoa surda a vencer desde Marlee Matlin, atriz que também estava no filme, em 1986 por “Filhos do Silêncio”.

publicidade

Tim Cook, o CEO da Apple, usou suas redes sociais para parabenizar toda a equipe envolvida no filme do Apple TV+ pelas vitórias históricas.

A expectativa para um filme vindo de um serviço de streaming finalmente levar o maior prêmio da noite já era crescente nos últimos anos. O primeiro indicado a vir de um streaming foi “Manchester À Beira-Mar”, do Amazon Prime Video, em 2017. No entanto, “Moonlight: Sob a Luz do Luar” foi o vencedor daquele ano.

publicidade

A Netflix já vinha há muito tempo buscando alcançar a marca, com diversas indicações para Melhor Filme de filmes vindos do streaming do Tudum. Entre eles está “Roma”, “O Irlandês”, “História de um Casamento”, “Mank”, “Os 7 de Chicago”. Isso além de “Ataque dos Cães” e “Não Olhe Para Cima”, ambos indicados em 2022.

Para completar, a Netflix acumulou 27 indicações para o Oscar de 2022, mas saiu apenas com uma estatueta ao todo: a de Melhor Direção para Jane Campion, de “Ataque dos Cães”.

publicidade

E a vitória de “No Ritmo do Coração” não foi por acaso. O Apple TV+ reconheceu suas chances com o filme extremamente elogiado pela crítica. Por isso, investiu pesado na campanha do Oscar, gastando mais de US$ 10 milhões. Para se ter noção, tal valor gasto na campanha é superior ao orçamento total da produção de “No Ritmo do Coração”.

Leia mais!

“No Ritmo do Coração” no Brasil

No entanto, no Brasil, “No Ritmo do Coração” estão sob posse do Amazon Prime Video. Isto porque por aqui os direitos de transmissão são da Diamond Films, e o Amazon Prime passou na frente e os adquiriu para si.

Ainda é possível que o filme chegue ao streaming da Maçã no futuro, mas por enquanto “No Ritmo do Coração” está disponível no Amazon Prime Video.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!