Você sabe o que faz um analytics engineer? O profissional é o responsável por levar um conhecimento mais técnico, agregando eficiência a equipes de plataforma de dados. A área também precisa de trabalhadores. No Brasil, há mais de 2,5 mil vagas na posição que aumenta a produtividade de outras funções.

Trabalhando como um facilitador, o analytics engineer estrutura os dados na camada analítica e implementa as regras de negócio, servindo como uma ponte. Assim, ele compreende a qualidade dos dados, necessária para gerar boas ideias e direcionar as empresas aos dados.

Leia mais:

“Uma vez que o analytics engineer foca na camada analítica, ele vai garantir que os dados estejam organizados o suficiente, tornando o profissional de análise mais focado na criação de insights e na análise”, explica Thiago Valinho, Head de Produto do ITuring.

publicidade

Ao extrair, transformar e carregar os dados, além de garantir a manutenção e monitoramento destas bases, o profissional viabiliza um ambiente mais produtivo para outros cargos.

Ícone do Nubank
O Nubank é uma das empresas com vaga para analytics engineer. Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock

“A partir daí, começamos a estruturar todos esses caminhos e organização dos dados visando boas práticas, o versionamento deste código e a democratização dos dados. Então, além da preocupação com governança ser latente, devemos implementar bons testes e uma ótima documentação, para fazer isso ser produtizável, escalável”, emendou Valinho.

Estratégica, a função é um elo entre times técnicos e de negócios. Atualmente, de acordo com filtros de pesquisa do LinkedIn, há vagas em grandes empresas, como Nubank, PicPay e QuintoAndar. O principal requisito é saber operar com uma interface entre diversos times e a transformação de dados brutos, além de implementar tais dados e compreeder negócios.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!