Pros
  • Câmeras de altíssimo nível
  • Desempenho do Snapdragon 8 Gen 1
  • Tela com brilho de 1750 nits
Contras
  • Tamanho e peso para quem não gosta de smartphones grandes
  • Carregamento de 45W é bom, mas poderia ser mais rápido

Testamos nas últimas semanas o Galaxy S22 Ultra, novo smartphone flagship da Samsung, e também o herdeiro oficial da antiga linha Note, cancelada oficialmente pela empresa. As minhas impressões desse smartphone são as melhores possíveis, e vou contar nesse review como foi a minha experiência com esse grande dispositivo (em todos os sentidos).

S22 Ultra e a caneta S Pen
S22 Ultra e a caneta S Pen / Foto: Nick Ellis

O zoom digital de 100x do S22 Ultra é algo que beira o inacreditável. Na hora de tirar a foto, parece que vai ficar tudo borrado, mas o smartphone consegue estabilizar ao máximo a cena, com resultados sempre surpreendentes. É muito divertido conseguir enxergar tão longe com a câmera do S22 Ultra.

publicidade

A caneta S Pen fica em um compartimento próprio na parte inferior do smartphone, ao lado da caixa de som e da porta USB-C. Ao ser retirada, ela aciona a tela para anotações rápidas ou desenhos. Pois é, a linha Galaxy Note pode não existir mais, mas seus recursos e funcionalidades seguem bem vivos no novo Galaxy S22 Ultra, o smartphone flagship da Samsung para 2022.

Confira abaixo o meu review do S22 Ultra.

A evolução das câmeras da Samsung

O grande destaque desse smartphone cheio de destaques é o conjunto quádruplo de câmeras, que realmente faz bonito em qualquer situação, tira belíssimas fotos e grava vídeos de alta qualidade, mesmo em ambientes com pouca luminosidade. 

Foto do por do sol tirada com o S22 Ultra
Foto do por do sol tirada com o S22 Ultra / Foto: Nick Ellis
Foto tirada com zoom digital de 30x do S22 Ultra
Foto tirada com zoom digital de 30x do S22 Ultra / Foto: Nick Ellis
Foto tirada com zoom digital de 100x do S22 Ultra
Foto tirada com zoom digital de 100x do S22 Ultra / Foto: Nick Ellis

O sensor principal de 108 MP tem abertura F/1.8, com autofoco laser e PDAF. Ele é acompanhado por uma telefoto periscópio de 10 MP com abertura F/4.9 e zoom óptico de 10x, e outra telefoto também de 10 MP com abertura F/2.2 e zoom óptico de 3x. O detalhe aqui é que você pode dar um zoom óptico de 10x com qualquer uma dessas duas câmeras telefoto, que também contam com foco automático PDAF de duplo pixel. 

Câmeras tiram ótimas imagens em ambientes claros ou escuros
Câmeras tiram ótimas imagens em ambientes claros ou escuros / Foto: Nick Ellis

Além disso, essas três câmeras contam com estabilização óptica de imagens. A telefoto com zoom de 3x também conta com vídeo Super Steady. A quarta câmera é uma ultrawide de 12 MP com abertura F/2.2 e ângulo de captura de 120˚, também com PDAF de duplo pixel e vídeo Super Steady. 

Foto do por do sol tirada com o S22 Ultra
Foto do por do sol tirada com o S22 Ultra / Foto: Nick Ellis

As fotos e os vídeos do Galaxy S22 Ultra são os melhores que já produzi em um dispositivo móvel. O conjunto de câmeras desse smartphone é impecável, com foco rápido e preciso, ótimo modo noturno e um zoom óptico de 10x que entrega excelentes resultados. 

Fotos noturnas tiradas com câmera principal do S22 Ultra
Fotos noturnas tiradas com câmera principal do S22 Ultra / Foto: Olhar Digital

Assim como em outros smartphones Galaxy, com o S22 Ultra desligado, um clique duplo no botão de ligar aciona a câmera diretamente, o que é muito útil. Com a câmera aberta, um novo clique duplo muda para a câmera selfie, e outro volta para a principal. 

O software da câmera abre com quatro opções de zoom básicas, tanto para fotos quanto para vídeos, 0,6, 1x, 3x e 10x (as imagens acima mostram os três últimos). Com um movimento de pinça, você consegue enxergar além com o zoom digital de 30x em vídeos e de até 100x em fotos, com resultados que variam dependendo da cena. 

Esse zoom digital de 30x e 100x (ver fotos acima) pode não ser sempre aproveitável, mas é muito divertido, e em boas condições de iluminação, consegue entregar imagens nítidas, apesar de não comparáveis a zooms ópticos de lentes de câmeras profissionais. 

Mesmo assim, os vídeos gravados com zoom digital de 30x são realmente bem impressionantes, se consideramos que foram feitos em um smartphone. Vale citar que o moto noturno funciona com zoom de até 10x. 

Câmera do S22 Ultra também é ótima para capturar detalhes
Câmera do S22 Ultra também é ótima para capturar detalhes / Fotos: Nick Ellis

Na parte superior da interface da câmera, fica o botão das configurações, ao lado do botão de escolha de formato, resolução e do controle que acessa os filtros, assim como as configurações da câmera. Assim como o seu antecessor, o S22 Ultra pode gravar vídeos em 8K com 24 fps com a câmera principal. Na opção de vídeo, aparece ali também o botão do modo superestável. O modo noturno é sugerido sempre que o smartphone percebe que a iluminação não é a ideal.

Levei o S22 Ultra a um show e fiquei muito bem impressionado com as imagens que produzi com ele, seja do palco ou da plateia. As fotos acima foram feitas de perto do palco, com o zoom óptico de 10x.

Zoom óptico em ação
Zoom óptico em ação / Fotos: Nick Ellis

Nas fotos acima, a imagem normal e o zoom óptico de 3x e 10x.

Desempenho do Snapdragon 8 Gen 1

O desempenho do Snapdragon 8 Gen 1 entrega tudo que o usuário precisa, seja em jogos ou em aplicativos de trabalho. No Brasil, o S22 Ultra foi lançado com uma única opção de memória, 12 GB (LPDDR5, pois não deu tempo dele receber a LPDDR5x). Também é possível usar o recurso de RAM Plus da Samsung, com mais 2, 4, 6 ou 8 GB (por padrão, ele vem com 4 GB ativados).

Por aqui, o smartphone tem duas opções de armazenamento, com 256 GB, que foi a que testamos, e com 512 GB. Lá fora, ele tem outras duas versões, de 1 TB (com os mesmos 12 GB de RAM) e de 128 GB (com 8 GB de RAM). 

Vale citar que, em alguns mercados, o S22 Ultra foi lançado com o Exynos 2200, que apesar de ter potencial, ainda parece precisar ser ajustado e aprimorado pela Samsung. O resultado é que o modelo Ultra desses mercados acabou tendo alguns problemas de desempenho, mas felizmente no Brasil ele chegou com o processador da Qualcomm, assim como o resto da linha S22.

Dessa forma, tudo que eu posso dizer sobre o desempenho do S22 Ultra com o Snapdragon 8 Gen 1 é que ele realmente atendeu a toda e qualquer necessidade que eu tive nessas duas semanas em que estivemos juntos.

Tela com brilho impressionante

Tela do S22 Ultra tem ótimo brilho
Tela do S22 Ultra tem ótimo brilho / Foto: Nick Ellis

O S22 Ultra tem uma belíssima tela de 6,8 polegadas com um brilho impressionante de 1750 nits e taxa de atualização adaptativa de até 120Hz. A resolução é um pouco menor que a do S21 Ultra, mas nada que comprometa, afinal ainda são 3088 x 1440 pixels, com uma densidade de 500 pixels por polegada. 

A tela tem ótima legibilidade, mesmo sob a luz do sol. Como se o brilho normal não fosse o bastante, ele também tem uma opção de brilho extra nas configurações. 

A câmera selfie de 40 MP tem abertura F/2.2 e tira fotos e grava vídeos de excelente qualidade, e consegue inclusive gravar em 4K com até 60 fps. Seu modo retrato funciona muito bem, assim como as selfies tiradas em ambientes mais escuros.

Selfie tirada com o S22 Ultra
Selfie tirada com o S22 Ultra / Foto: Nick Ellis
Selfie com o modo retrato do S22 Ultra
Selfie com o modo retrato do S22 Ultra / Foto: Nick Ellis

Além disso, a câmera frontal do S22 Ultra também permite colocar mais pessoas em quadro, veja o resultado abaixo.

Selfie de grupo tirada com o S22 Ultra
Selfie de grupo tirada com o S22 Ultra / Foto: Nick Ellis

O leitor de digitais ultrassônico integrado na tela é tão rápido quanto confiável. Com um ou dois dias de uso, você vai saber exatamente qual a sua posição na tela, e assim, pode desbloquear o smartphone simplesmente encostando ali, sem ter que apertar nenhum botão ou dar nenhum clique na tela. Pode não parecer, mas isso economiza um bom tempo ao longo de um dia de uso. 

A tela também é protegida pelo vidro Gorilla Glass Victus+, assim como a traseira. 

Design dá uma sobrevida para linha Note

O Galaxy S22 Ultra é um dos smartphones mais bonitos que eu já usei na vida, com tela com bordas curvas que se encaixam muito bem na mão. Ele também é um dos mais pesados, com 229 gramas, assim, não é para qualquer um, mas para quem gosta de um smartphone grandão como eu, ele agrada muito. As curvas estão na parte frontal e na traseira, e não por acaso, lembram muito as do Galaxy Note 20.

Câmeras do S22 Ultra ficam soltas na traseira, o que também lembra a linha Note
Câmeras do S22 Ultra ficam soltas na traseira, o que também lembra a linha Note / Foto: Nick Ellis

Aliás, outro elemento de design que lembra muito mais a antiga linha Note do que a linha S, pois o conjunto de câmeras do S22 Ultra não tem mais a borda do S21 Ultra, e os sensores ficam soltos, o que me agrada mais visualmente. As semelhanças param por aí, já que as câmeras do S22 Ultra são enormes, e chamam muito mais a atenção. 

O visual da linha S21 foi mantido nos outros dois modelos desse ano, o S22 e o S22+ (que testamos aqui), mas não está presente no S22 Ultra. Assim fica claro que o S22 Ultra está em outra categoria, assim como em outro patamar, por conta das suas câmeras sensacionais. 

Compartimento da caneta S Pen do S22 Ultra
Compartimento da caneta S Pen do S22 Ultra / Foto: Nick Ellis

A caneta S Pen fica em um compartimento na parte inferior esquerda, o mesmo local que ficava a stylus do velho Note 20. A caneta stylus S Pen tem uma latência de 2,8 ms, o que é realmente excelente. Ela tem acelerômetro e giroscópio integrados, e usa inteligência artificial para tentar entender o que você vai desenhar antes mesmo de encostar a ponta da stylus na tela. 

Nas duas semanas em que usei ele como meu smartphone principal, o S22 Ultra se tornou praticamente uma extensão da minha mão. Ele é simplesmente muito agradável de segurar, e por mais que seja realmente grande e pesado, ele se encaixa bem na minha mão, que não é tão grande.

Ele pode ser comprado em quatro cores, e todas parecem muito bonitas. Além do modelo em preto, que testamos, a Samsung também lançou o S22 Ultra nas cores branco, verde e vinho. A S Pen é sempre preta, mas tem a traseira de cada cor para manter o acabamento por fora.

Caixas de som poderiam ser mais altas

O S22 Ultra tem caixas de som estéreo, que contam com som equalizado pela AKG de boa qualidade e bom volume, mas para ouvir músicas ou assistir a séries, elas ainda ficam devendo, e nesses casos, recomendo usar um fone de ouvido. 

O som é feito por uma caixa na parte inferior e pela alto-falante no topo da tela, que também oferece um bom volume em ligações. O viva-voz também funciona bem. 

Resistência

O S22 Ultra tem armação de alumínio reforçado Armour, com uma maior resistência a arranhões e quedas, mas essa parte eu não testei pessoalmente. Além disso, na frente e na traseira, ele é protegido pelo vidro Gorilla Glass Victus+, o mais resistente da Corning. 

Esse smartphone também é à prova d’água e poeira, com proteção IP68, e pode ficar submerso por até meia-hora em uma profundidade de até 1,5 metro.

Bateria dura muito, mas podia ter carregamento mais rápido

A bateria é de 5000 mAh, e tem uma boa autonomia se considerarmos o tamanho da tela, méritos também da eficiência do Snapdragon 8 Gen 1. Durante os meus testes, jogando, acessando redes sociais e assistindo a vídeos, a autonomia chegou a durar bem mais do que um dia inteiro, sempre com 30% a 40% sobrando ao final do dia de uso intenso. 

O carregamento é de 45W, mas como a Samsung não manda um adaptador na tomada, você vai ter que comprar um por conta própria. Nos meus testes com dois carregadores GaN de 65W e 100W, o carregamento levou o mesmo tempo, e em pouco mais de uma hora estava 100% carregado. 

Como estamos falando de um flagship, a Samsung poderia ter incluído um carregamento ainda mais rápido, como vários concorrentes estão fazendo, mas a verdade é que se você tiver um carregador adequado, os 45W são mais que suficientes para qualquer pessoa normal. Esse definitivamente não é o meu caso, mas não posso me comparar com a maioria dos usuários. 

Vale citar que o S22 Ultra também pode ser carregado sem fio com 15W, e conta com carregamento reverso de 4,5W para carregar a bateria de outros dispositivos. 

Sistema/Interface

Esse smartphone roda Android 12 com a interface One UI 4 da Samsung, com quatro anos de atualizações garantidas, algo realmente algo excelente e sempre digno de elogios, e infelizmente ainda raro no mundo Android. 

A One UI 4 no S22 Ultra conta com todos os recursos que mostramos nos reviews do Z Fold 3 e do Z Flip 3, incluindo a possibilidade de deixar os ícones dos apps da mesma cor do seu sistema.

S22 Ultra com a caneta S Pen
S22 Ultra com a caneta S Pen / Foto: Nick Ellis

Ele também conta com a barra lateral que pode ser usada para usar dois aplicativos ao mesmo tempo na tela, divididos na vertical, que pode ter a sua altura ajustada pelo usuário. Além disso, como o S22 Utra é o herdeiro oficial da linha Note, ele conta com todos as soluções de software para a S Pen, com o menu lateral que aparece discretamente na lateral sempre que você tira a caneta do seu compartimento com a tela ligada. 

Com a tela desligada, acontece o que eu considero a grande sacada da linha Note, você só tira a caneta e começa a fazer anotações na tela diretamente, que ficam salvas automaticamente depois.

Conectividade sem defeitos

Em termos de conectividade, o S22 Ultra também está muito bem servido, por causa do Snapdragon 8 Gen 1, com 5G, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. Além disso, o S22 Ultra também conta com Ultra Wideband (UWB).

Preço é alto, mas S22 Ultra entrega muita coisa

O maior defeito do S22 Ultra 5G, é certamente o quanto ele custa. Mas apesar do preço ser bem salgado, ele faz por onde custar tanto, por causa de tudo que listei nesse review. No site da Samsung, no momento em que escrevo esse post, o modelo com 256 GB está custando R$ 8.549,17 à vista, ou 9.499,08 parcelado no cartão de crédito. A versão de 512 GB sai por R$ 9.449,14 à vista, ou então por R$ 10.499 parcelados.

Leia também:

Conclusão

Traseira do S22 Ultra
Traseira do S22 Ultra / Foto: Nick Ellis

Pelo seu desempenho, sua belíssima tela, seu design e resistência, e principalmente pela sua câmera que entrega fotos e vídeos de excelente qualidade, é impossível não recomendar o S22 Ultra para qualquer pessoa que goste do ecossistema Android, a não ser por um único detalhe, o seu preço. 

Se você tiver condições de comprar um aparelho flagship que custa tanto, o S22 Ultra 5G certamente vai entregar tudo o que você precisa, e com quatro anos de atualizações garantidas, ele certamente vai durar muito.

Nossa Avaliação
Nota Final 10.0
  • Desempenho
    10.0
  • Design
    10.0
  • Câmeras
    10.0
  • Bateria
    10.0
  • Sistema/Interface
    10.0
  • Tela
    10.0
  • Conectividade
    10.0
  • Resistência
    10.0
S22 Ultra
Samsung
S22 Ultra
Kabum
S22 Ultra
Ponto