A Kia confirmou o SUV elétrico EV9 para a Europa a partir de 2023 como seu novo maior modelo, e que terá como alvo o Range Rover e outros rivais de literal peso. Previsto pelo Concept EV9, que vimos aqui no ano passado, sendo revelado no Salão do Automóvel de Los Angeles, o veículo detém proporções bem consideráveis.

Estamos falando de medidas de 4.930 mm de comprimento, largura de 2.055 mm, altura de 1.790 mm e uma distância entre eixos de 3.100 mm. É algo quase cruzando a linha entre SUV e minivan, comparável à velha Veraneio (produzida pela Chevrolet do Brasil de 1964 a 1994), trazia comprimento de 5.162 mm, largura de 1.970, altura de 1.730 e entre-eixos de 2.920 mm.

A nível de curiosidade, o clássico SUV brasileiro pesava 1.870 kg – a Kia não trouxe peso específico do EV9, mas carros elétricos costumam pesar bastante por causa das baterias. Quanto ao consumo, a Veraneio bebia 1 litro de combustível a cada cerca de 6 km em velocidade de 100 km/h, o que obviamente é coisa de outro tempo e incomparável com um elétrico.

O canal da Kia no YouTube traz cenas atualizadas do que está sendo esperado a respeito de seu novo e enorme veículo:

publicidade

Poder elétrico do EV9

O Concept EV9 tem como berço a mesma plataforma elétrica modular (E-GMP), específica da Hyundai, usada pelo atual crossover Kia EV6. Ou seja, o modelo de produção do SUV deverá contar com uma arquitetura de 800 V, permitindo carregamento rápido a taxas de até 350 kW.

As expectativas são de que o EV9 seja dotado de um trem de força totalmente elétrico de motor duplo com tração nas quatro rodas. Possivelmente a Kia terá uma variante de nível básico com um único motor no eixo traseiro para oferecer aos seus clientes.

Em perfil, os volumes dos para-lamas se destacam em uma silhueta com postura musculosa, que possui rodas de 22 polegadas. O estilo exterior arrojado e angular deve ser mantido no grande SUV de produção, juntamente com o front-end “Digital Tiger Face”, que apresenta luzes LED personalizáveis escondidas dentro da carroceria. A nova grade abriga uma intrincada exibição de padrão de nuvem de estrelas quando o SUV não está em uso.

A área do duto de ventilação do capô é utilizada como painel solar, ajudando a recuperar parte da energia elétrica usada pelo veículo. Assim, oferecendo aos proprietários uma fonte alternativa de energia quando não estão próximos a uma estação de carregamento.

Tecnologias internas do grande SUV da Kia

São esperados vários recursos internos, como um sistema de monitoramento de câmera substituindo os espelhos retrovisores convencionais. O display interativo de 27 polegadas deverá fazer a vez de central para todos os requisitos do motorista e do passageiro, incluindo recursos de mídia, controle climático e funcionalidades de conforto. A versão de produção do EV9 será ainda o primeiro modelo Kia a ser oferecido com a tecnologia de condução autônoma Automode da empresa.

Outro recurso importante aguardado para o SUV está nas atualizações de software over-the-air e recursos sob demanda (FOD), por meio dos quais os proprietários podem comprar recursos e funções extras usando a conectividade do carro.

Um painel traseiro despojado e assentos com apoios de cabeça finos e angulares complementam o espaço interior, que contará com um teto panorâmico sob um sistema de abertura à luz do dia (DLO) abrangente. Redes de pesca recicladas foram usadas para ajudar a criar o piso do veículo e o tecido dos assentos é feito de garrafas plásticas recicladas e fibras de lã recicladas – material sem origem animal foi usado em todo o espaço interno do veículo.

Modos diferentes por dentro do carro

O SUV totalmente elétrico possui três modos de interior que capturam diferentes situações e requisitos de viagem. Um deles é o Modo Ativo, o único destinado para quando o EV9 está em movimento.

Já o Modo Pausa modifica o espaço interior para se parecer mais com um lounge de primeira classe quando o EV9 está parado. Os bancos se alternam para permitir que os ocupantes sentados na primeira e na terceira filas fiquem de frente um para o outro. Os assentos da segunda fila se dobram e se tornam uma mesa.

O Modo Diversão também é direcionado para quando o SUV não está em movimento, e torna o espaço interior maior, como para momentos de descanso, ao girar a configuração de assentos de três fileiras. Neste modo, a porta traseira se abre, dando a todos os ocupantes a oportunidade de se conectar com o ambiente externo.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!