O Olhar Digital transmitirá na manhã desta quinta-feira (31) a quarta missão tripulada da Blue Origin ao espaço, batizada de NS-20. A empresa usará seu foguete New Shepard e a cápsula RSS First Step para enviar seis pessoas em um voo turístico, entre elas o primeiro casal a realizar a viagem ao espaço juntos.

Assim como em voos anteriores, estima-se que a duração total de missão seja de pouco mais de 10 minutos, entre a decolagem a partir da base da Blue Origin próxima a Van Horn, no estado norte-americano do Texas, e o retorno da cápsula e do foguete.

publicidade

As missões da empresa são suborbitais, ou seja, a cápsula sobe até uma altitude máxima (pouco mais de 100 km) e imediatamente começa a descida, sem entrar em órbita (“dar a volta”) ao redor do planeta. Ainda assim, no ápice da trajetória os passageiros experimentam, por alguns minutos, a sensação de flutuar em “gravidade zero”.

Entre os tripulantes da NS-20 estarão Gary Lai, diretor sênior e arquiteto-chefe do sistema New Shepard, que ingressou na Blue Origin em 2004 e foi um dos primeiros 20 funcionários da empresa. Ele substituiu o comediante Pete Davidson, que não pôde embarcar devido a uma mudança anterior na data da missão

publicidade
Os passageiros do voo espacial NS-20, quarta missão tripulada da Blue Origin. Imagem: Blue Origin

Os outros passageiros serão George Nield, atual presidente da Commercial Space Technologies, LLC, que já ocupou vários cargos na indústria espacial, Marty Allen, investidor e CEO de várias empresas, e Jim Kitchen, empresário e membro do corpo docente da Kenan-Flagler Business School, da Universidade da Carolina do Norte.

Completando a lista estão o casal Sharon Hagle, fundadora da organização sem fins lucrativos SpaceKids Global, e seu marido Marc Hagle, presidente e CEO de uma corporação de desenvolvimento imobiliário, a Tricor International. Com 74 anos, eles se tornarão apenas o segundo casal a viajar junto ao espaço.

publicidade

A transmissão começará às 10h (horário de Brasília) nos canais oficiais do Olhar Digital no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok, com comentário de Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e do nosso colunista Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!