Antes conhecida por modelos leves e aerodinâmicos, a Lotus se rendeu à moda dos SUVs e, nesta semana, anunciou o Eletre. Trata-se de um recomeço para a tradicional marca, que agora decidiu oferecer outros carros além dos esportivos pelos quais é historicamente conhecida.
O Eletre é o primeiro dos quatro carros movidos a bateria que serão lançados pela Lotus até 2025. Internamente, o utilitário tornou-se conhecido como Type 132, enquanto os modelos subsequentes serão chamados de 133, 134 e 135 — este último sendo o hipercarro Evija.
O primeiro SUV da Lotus possui 1,63 m de altura, 2,13 m de largura e 5,11 m de comprimento — as mesmas medidas do Lamborghini Urus. Construído sob a base EPA (Electric Premium Architecture), adaptada do hardware da Geely (proprietária da marca), o Eletre apresenta um entre-eixos bem comprido e um capô compacto que remonta aos layouts antigos da fabricante, com os motores montados no centro do chassi.
O carro também apresenta aspectos aerodinâmicos interessantes. Como no híbrido Emira e no Evija, por exemplo, o ar é canalizado através do bordo de ataque que emerge pelas duas aberturas no capô. Há elementos semelhantes a esses ainda atrás da cobertura das rodas dianteiras e no topo da coluna D.
“Tentamos empurrar o bico do carro para frente e ter um capô bem curto, o que faz o produto parecer mais longo, mais baixo e mais elegante do que realmente é”, disse Ben Payne, chefe do Lotus Technology Creative Centre (LTCC), departamento responsável pelo design do carro.
Versão de alta performance com 900 cv no forno
O primeiro SUV da Lotus também impressiona em desempenho. De acordo com a marca britânica, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 2s9, podendo atingir uma velocidade de até 260 km/h. A autonomia é de 560 km, enquanto uma recarga completa é possível em 18 minutos — desde que o motorista tenha um carregador de 350 kW.
Uma versão de alta performance também está nos planos da Lotus. No modelo padrão, a potência do SUV chega a 592 cv. Já na versão premium, ainda sem previsão de lançamento, haveria a inclusão de um motor para cada roda traseira, podendo aumentar a potência do utilitário para até 900 cv. Nesse sentido, o SUV da Lotus não teria problema nenhum para combater com um Tesla Model X Plaid, por exemplo.
O Eletre será construído na fábrica da Lotus em Wuhan, na China. A marca britânica não compartilhou sua meta de vendas, mas a fábrica tem capacidade anual para produzir 150 mil carros. As entregas das primeiras unidades do SUV começam no ano que vem — o preço inicial deve ser em torno de 100 mil libras (R$ 625 mil).
Crédito da imagem principal: Lotus/Divulgação
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