A Blue Origin completou com sucesso na manhã desta quinta-feira (31) sua quarta missão tripulada com um foguete New Shepard. Chamada NS-20, ela levou seis passageiros para um “passeio” a pouco mais de 100 km de altitude. Originalmente programada para esta terça-feira (29), a missão foi adiada para a quinta-feira devido à expectativa de fortes ventos na região de Van Horn, no estado norte-americano do Texas, onde a Blue Origin tem sua própria base de lançamento.

Com 29 minutos de atraso em relação ao horário agendado (para completar procedimentos de segurança, de acordo com a empresa), a decolagem aconteceu às 10h59 (horário de Brasília), após uma série de pausas na contagem regressiva. Poucos minutos depois o primeiro estágio do foguete New Shepard pousou verticalmente próximo ao local de lançamento, seguido pela cápsula RSS First Step, que pousou no deserto com a ajuda de paraquedas.

publicidade

Assim como nas missões anteriores, o NS-20 foi um voo suborbital. Isso significa que a cápsula e seus tripulantes seguiram uma trajetória parabólica, subindo até uma altitude máxima de 1067,6 km e descendo logo em seguida. Não há “voltas” ao redor do planeta, ao contrário dos voos orbitais como os executados pela SpaceX, que tem no mínimo 90 minutos (tempo de uma órbita) de duração.

Entre os tripulantes da NS-20 estavam Gary Lai, diretor sênior e arquiteto-chefe do sistema New Shepard, que ingressou na Blue Origin em 2004 e foi um dos primeiros 20 funcionários da empresa. Ele substituiu o comediante Pete Davidson, que não pôde embarcar devido a uma mudança anterior na data da missão

publicidade
Os passageiros do voo espacial NS-20, quarta missão tripulada da Blue Origin. Imagem: Blue Origin

Os outros passageiros foram George Nield, atual presidente da Commercial Space Technologies, LLC, que já ocupou vários cargos na indústria espacial, Marty Allen, investidor e CEO de várias empresas, e Jim Kitchen, empresário e membro do corpo docente da Kenan-Flagler Business School, da Universidade da Carolina do Norte.

Completando a lista estavam o casal Sharon Hagle, fundadora da organização sem fins lucrativos SpaceKids Global, e seu marido Marc Hagle, presidente e CEO de uma corporação de desenvolvimento imobiliário, a Tricor International. Com 74 anos, eles se tornam apenas o segundo casal a viajar juntos ao espaço.

publicidade

Leia mais:

O NS-20 foi o segundo voo da Blue Origin em 2022. Em missões tripuladas anteriores a empresa levou ao espaço seu fundador, o bilionário Jeff Bezos, além da pessoa mais jovem a ir ao espaço (o holandês Oliver Daemen, com 18 anos), a pessoa mais idosa a ir ao espaço (o ator William Shatner, com 91 anos) e Laura Shepard, filha do astronauta Alan Shepard, o primeiro norte-americano a ir ao espaço.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!