Depois de um mês de março relativamente “morno”, abril promete mais dias interessantes para os fãs da astronomia e da exploração espacial. Além de duas missões tripuladas à estação espacial, uma delas a histórica Ax-1 da Axiom Space, teremos uma chuva de meteoros e até mesmo um eclipse solar.

Além dos eventos citados aqui, entre os dias 1 e 3 de abril a Nasa realizará o “ensaio molhado” do foguete SLS que lançará a missão Artemis I em uma jornada ao redor da Lua. O resultado do teste é crucial para definir a data de lançamento da missão, e publicaremos todas as novidades aqui mesmo, no Olhar Digital.

Lembramos que todas as coordenadas geográficas e datas mencionadas aqui são referentes a um observador em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes dependendo de sua posição no país.

Calendário astronômico de abril

1º de abril: um foguete Elecron da Rocket Lab lançará dois pequenos satélites para a frota de observação da Terra da BlackSky Global. Ele decolará da Península Mahia, na Nova Zelândia. O lançamento está programado para as 9h35.

publicidade

Também no dia 1º, um foguete Falcon 9 da SpaceX lançará a missão Transporter 4, levando 40 satélites Starlink e alguns outros “caronas”. Ele decolará da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento está marcado para as 13h24.

4 de abril: conjunção entre Saturno e Marte, que estarão próximos no céu ao amanhecer. Procure o par próximo à constelação de Capricórnio, a leste. Bônus: Vênus e Júpiter estarão quase alinhados, logo abaixo, com Júpiter sendo o mais próximo do horizonte. 

6 de abril: a Axiom Space lançará a Ax-1, a primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional. Quatro tripulantes viajarão a bordo de uma espaçonave SpaceX Crew Dragon e permanecerão em órbita por oito dias. A missão decolará do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em um foguete SpaceX Falcon 9, em horário a ser definido.

20 de abril: NASA e SpaceX lançarão a missão Crew-4 para a Estação Espacial Internacional. A espaçonave Crew Dragon levará os astronautas da NASA Kjell Lindgren, Robert Hines e Jessica Watkins, além de Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Européia. O foguete Falcon 9 decolará às 7h30 da plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

21 e 22 de abril: Pico da chuva dos meteoros “Lirídeos”. Eles serão visiveis a partir das 22h55, quando seu ponto aparente de origem (“radiante”), a constelação de Lira, surgir no horizonte a Leste. O melhor horário para observação é por volta das 4h00, e ela ficará ativa até o amanhecer, por volta das 6h00. 

Infelizmente o brilho da Lua em Quarto Minguante, além da poluição luminosa das grandes cidades, pode prejudicar a observação. Segundo estimativa do site In the Sky, sob condições ideais (céu claro e sem poluição luminosa) será possível observar até 11 meteoros por hora no momento de pico.

30 de abril: um eclipse solar parcial será visível do sul da América do Sul, partes da Antártica e sobre os oceanos Pacífico e Atlântico, mas infelizmente não do Brasil. Este eclipse coincide com a segunda lua nova de abril, também conhecida como Lua Negra.

Também no dia 30 de abril um foguete Falcon 9 da SpaceX lançará o satélite de comunicações geoestacionário Nilesat 301, partindo da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, em horário a ser definido.

Leia mais:

Como se orientar

Para acompanhar nosso calendário astronômico, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Apps como o Sky Safari são essenciais para acompanhar nosso calendário astronômico
O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando.
Imagem: Simulation Curriculum

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!