Um processo contra a Nintendo pode levar crianças a serem as responsáveis pela a ação judicial, conforme relatou a Axios. O caso, bastante peculiar, chegou a esse ponto após um processo já em andamento, iniciado por duas mães que compraram um Nintendo Switch, ter sido refutado devido o aceite de Contrato de Licenciamento de Usuário Final com o Nintendo Switch. Assim, as mães decidiram incluir os filhos no processo, argumentando que, além de serem eles os usuários dos consoles, são menores de idade e não podem concordar legalmente com o documento (EULA). 

Os advogados da Nintendo rebateram o pedido afirmando que as crianças não podem processar o fabricante, pois não foram elas que realmente compraram os consoles. Com isso, o caso, nada comum, ficará sob decisão do Tribunal Federal da Califórnia, que deverá estudar o processo e dar um veredito até a semana que vem. 

Leia mais!

Por que as mães processaram a Nintendo? 

Compradoras do Nintendo Switch, as mães, que não tiveram os nomes divulgados, processaram a Nintendo devido um problema no Joy-Con do console – os controles, que ficam nas laterais. A falha, no entanto, não é novidade e acontece com mais frequência do que se imagina, levando a desenvolvedora, inclusive, a adotar uma política de troca ou restauração gratuita. 

publicidade
Joy-Con Nintendo Switch
Nintendo será processada por crianças? Entenda o caso. Imagem: DionVideoProductions/Shutterstock

O que ocorre é que o controle não responde aos comandos, sofrendo com um problema de drift – o que deixa o dispositivo à deriva. A falha já é conhecida pelos usuários e fãs da Nintendo, além disso, essa não é a primeira ação coletiva pelo mesmo problema. 

Segundo o Gamesradar, a empresa já sofreu também uma investigação na Europa após 25 mil reclamações de consumidores. O mesmo tipo de processo também ocorreu com consumidores nos EUA. Em 2020, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, pediu desculpas pelos problemas contínuos que afetam os controles e afirmou que a companhia estava “buscando formas de melhorar os produtos”. No recente lançamento do Nintendo Switch OLED Model, o assunto foi novamente abordado entre os investidores, que acreditam que nova versão melhorada corrige o erro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!