Unindo a tecnologia em apoio as causas sociais, a fintech Doare, especialista na captação de recursos para organizações filantrópicas, anunciou o “Impact Women NFT”, um leilão beneficente de tokens não fungíveis realizado nesta quinta-feira, 31 de março. 

O evento acontecerá em ambientes virtuais no metaverso a partir das 19h. Ao todo, serão leiloadas 20 obras, com vendas revertidas para ONGs lideradas por mulheres e projetos sociais: Instituto As Valquírias, Associação Fala Mulher, Casa 1, Mães da Favela (projeto da CUFA), Fundo Agbra, Instituto Marielle Franco, Mulheres do Bairro (projeto da Bairro da Juventude). 

O processo de seleção de ONGs, segundo a empresa, prezou por instituições de diferentes regiões que atuassem no campo dos direitos das mulheres. Caroline Alencar, Diretora de Marketing da Doare, comenta que é a primeira vez que a pauta é contemplada em um leilão como esse. 

“A aproximação da cultura de inovação com a filantropia, principalmente com questões de gênero, é importante tanto para sociedade quanto para o mercado de tecnologia. Assim, ambas as partes enxergam sinergias e possibilidades de mutuamente se ajudarem e melhorarem. Hoje somos pioneiros em lançar um leilão beneficente no metaverso, mas espero que tal movimentação seja cada vez mais comum e que abrace cada vez mais causas.”

publicidade
Leilão de NFTs vai doar arrecadação para projetos liderados por mulheres
NFT de Josephine Baker, que apoiou o Movimento Americano dos Direitos Civis nos anos 1950 e foi um dos ícones culturais mais relevantes do século XX. Imagem: Impact Women NFT/ Manu Cunhas / Reprodução

A presença feminina no leilão não se resume apenas às instituições contempladas. A ilustradora Manu Cunhas, vencedora do prêmio Jabuti de ilustração em 2017, é a artista que criou toda a coleção de NFTs que será leiloada. 

Em cada obra, a ilustradora retratou mulheres que deixaram sua marca na história, como Sultan Razia, Amelia Earhart, Anita Garibaldi, Charlotte von Mahlsdorf, Tereza de Benguela, Elza Soares, Frida Kahlo, Hamangai Pataxó, Joana d’Arc, Josephine Baker, Laudelina de, Campos Melo, Lélia Gonzales, Leymah Gbowee, Lozen, Marielle Franco, Marsha P. Johnson, Nísia Floresta, Qiu Jin, Rainha Nzinga e Tarsila do Amaral.

Leia mais:

Como surgiu a ideia do leilão de NFTs?

A Diretora de Marketing da Doare explica que apesar do evento acontecer no final do mês de março, a ideia surgiu no Dia Internacional da Mulher. 

“Internamente, nós e os demais colaboradores discutimos qual iniciativa a Doare poderia fazer na data. Na ocasião, não queríamos fazer apenas posts nas redes sociais, queríamos criar uma ação que realmente fizesse a diferença na sociedade e acreditamos que a melhor forma para fazer isso é com o fortalecimento de organizações da sociedade civil que lutam em defesa dos direitos das mulheres”, explica Caroline Alencar.

Como participar do evento

Apesar do leilão acontecer no metaverso, os interessados em participar não precisam de óculos de realidade virtual para participar, basta um computador. Os interessados devem se cadastrar aqui e entrar no leilão pelo link que será enviado por e-mail. 

No metaverso, os participantes poderão interagir e transitar por diferentes ambientes. A dinâmica das vendas funcionará da seguinte forma: dez obras serão ofertadas em formato de leilão com lance inicial de 0.15 ETH. As outras dez artes terão preços fixos. 

O evento permanecerá aberto até o dia 30 de maio no marketplace de NFTs OpenSea.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!