Os motoristas de veículos do estado de São Paulo que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida no período de novembro e dezembro de 2020 e não renovaram, devem regularizar o documento até o dia 30 de abril.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de São Paulo, mais de 184 mil pessoas estão nessa situação. A renovação pode ser feita online para quem ainda não regularizou documento. Basta entrar no portal do Detran.SP, Poupatempo ou instalar o aplicativo do Poupatempo digital. Porém, não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento.

Leia mais:

Caso a preferência seja por fazer o processo de forma presencial, o motorista precisa agendar no portal do Poupatempo. Já aqueles que não regularizaram a CNH vencida entre os meses de setembro e outubro de 2020, o prazo era até ontem (30) para ficar em dia com o documento.

publicidade
Motorista levando uma passageira. Conceito de aplicativo de transporte de mobilidade urbana
Imagem: Snapic_PhotoProduction/Shutterstock

Se o motorista não renovar no prazo correto, pode perder pontos na carteira e pagar multa ao cair em uma fiscalização. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a CNH vencida é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Além disso, o motorista que que pertence às categorias C, D ou E precisará também marcar um exame toxicológico. Caso ao contrário, a falta é infração gravíssima e está sujeito a multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

Fonte: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!