O Chrome OS 100 foi liberado para modelos de Chromebook compatíveis, entregando algumas mudanças interessantes. A mais notável delas está em um novo visual para a tela inicial, que agora recebeu a versão do Google para o menu iniciar presente em todos os sistemas operacionais recentes da Microsoft, até o Windows 11.

Nesta semana o gigante das buscas liberou a primeira versão estável do navegador Chrome 100 e com ele o Chrome OS 100, sistema operacional responsável por fazer o Chromebook funcionar corretamente. Olhando para os computadores compatíveis com a novidade, agora eles podem ter um menu Iniciar muito parecido com aquele da Microsoft.

Leia também

"Menu Iniciar" do Chrome OS 100 (Imagem: divulgação/Google)
“Menu Iniciar” do Chrome OS 100 (Imagem: divulgação/Google)

Este ponto é tão importante, que ele é o primeiro listado como novidade na publicação do próprio Google para elencar o que há de novo com o Chrome OS 100. Este novo launcher fez o caminho contrário do Windows 11, ao mover a gaveta de apps do meio da interface para o canto esquerdo, exatamente no mesmo local onde ficava o menu Iniciar até o Windows 10.

publicidade

Gaveta de apps do Chrome OS segue inalterada

O visual da gaveta de apps continua o mesmo, com ícones espaçados como em qualquer celular ou tablet, mas ao escrever alguma palavra para busca universal, o resultado é exibido quase de forma idêntica ao mesmo recurso presente no Windows 10. A única diferença está no uso do Google como padrão na pesquisa.

O Chrome OS 100 também entrega outras novidades, como poder editar ou apagar uma parte da frase criada pelo sistema operacional quando o usuário utiliza a ferramenta para converter voz para texto. A webcam do Chromebook poderá ser utilizada para gravar vídeos pequenos e posteriormente exportados como GIF, para compartilhamento em qualquer local – até para enviar para o Android, pelo Nearby Share.

Chrome OS 100 (Imagem: divulgação/Google)
Chrome OS 100 (Imagem: divulgação/Google)

Indo até ajustes menores, como mudança no container Android presente no Chrome OS, melhorias para a compatibilidade de Linux e jogos no sistema operacional, junto de um visual renovado para o ChromeOS.dev.

Via: Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!