O Google está implementando um novo rótulo chamado “altamente citado” aos resultados de busca que são citados com frequência por outras publicações. O rótulo se estende para notícias locais, entrevistas, anúncios e comunicados à imprensa, desde que outros sites tenham links para o conteúdo. Além disso, mais informações também serão adicionadas aos avisos de “História em evolução” e “Sobre este resultado”.

A iniciativa do Google foi pensada para ajudar a destacar as matérias originais locais, que podem incluir um contexto importante que se perde quando uma notícia é divulgada por muitas fontes. “Digamos que uma organização de notícias local publique uma matéria investigativa sobre problemas no seu distrito escolar local. A história é tão grande que é divulgada por vários meios de comunicação. Mas e se você não ver a matéria original, que tinha um contexto único para quem mora na sua cidade?”, diz o blog do Google.

publicidade
O rótulo aparece sobre a imagem de chamada da notícia

O rótulo altamente citado também pode ser útil para encontrar press releases, com o usuário podendo obter informações diretamente da empresa. O Google espera que o rótulo, que aparece sobre a imagem de chamada, ajude os leitores a encontrar “as informações mais úteis ou relevantes para uma notícia”. O novo rótulo será lançado “em breve” nos EUA e globalmente “nas próximas semanas”.

O Google também está expandindo medidas para ajudar os usuários a avaliar criticamente os resultados das buscas. O recurso “História em evolução” vai lembrar o usuário de verificar se a fonte é confiável, ou simplesmente pedir que ele repita a busca mais tarde quando mais informações surgirem. Mais informações no recurso “Sobre este resultado”, que oferece mais contexto sobre cada site nos resultados de uma busca, devem chegar ao público nas próximas semanas.

Leia mais:

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!