O novo GR Corolla 2023, desenvolvido pela divisão de desempenho Gazoo Racing da Toyota, acabou de ser apresentado aos olhos do mundo. Baseado na mesma plataforma GA-C que o Corolla normal, o veículo oferece um estilo mais simples para combinar com sua potência adicional.

O modelo é considerado o mais empolgante desde o AE86, que nasceu na década de 1980. Isso vai no sentido de que o GR Corolla usa o mesmo motor de três cilindros turbo G16E-GTS de 1,6 litros que o GR Yaris carrega sob o capô, mas com uma atualização de potência.

Estamos falando de 304 cv a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm. Seu câmbio é manual, com seis velocidades – e redução nas marchas. Houve um fortalecimento dos componentes internos e melhoria na eficiência do escapamento por meio de um silenciador de três peças – como mostrado pelo trio de pontas aindo do difusor traseiro.

Detalhe do escapamento do GR Corolla
Imagem: Divulgação/Toyota

O veículo conta com um sistema de tração nas quatro rodas GR-Four – o sistema AWD permite que o motorista escolha entre três níveis de divisão de potência dianteira/traseira: 60/40, 30/70 ou 50/50. A divisão 60/40 é para uso diário e 30/70 é para o modo Sport, enquanto a configuração 50/50 é para alto desempenho.

publicidade

A Toyota diz que o GR Corolla deve ser confortável tanto em asfalto quanto em terrenos mais exigentes, desde neve a lugares com muita poeira, como um verdadeiro carro de rali. Isso fica bem mais nítido no vídeo que a montadora japonesa preparou e que pode ser visto abaixo:

Uma carroceria com mais rigidez foi projetada para o carro, que traz rodas padrão de 18 polegadas em preto brilhante, acompanhadas de pneus Michelin Pilot Sport 4. Os freios também foram atualizados, trazendo rotores de 14 polegadas ventilados com pinças de quatro pistões na frente e de 11,7 polegadas atrás com pinças de dois pistões.

O modelo Circuit Edition do GR Corolla 2023 oferece alta especificação e vem de fábrica com diferenciais de deslizamento limitado dianteiro e traseiro. Enquanto isso, o modelo Core básico traz essa configuração como opção.

Partes do corpo do carro são compostas por alumínio, como capô e painéis das portas. A carroceria foi estudada para oferecer uma competência melhor aerodinâmica, enquanto que os para-lamas aparecem mais alargados. Na parte de trás, temos um aerofólio em acabamento preto fosco que se destaca e um novo para-choque redesenhado.

Os modelos principais serão oferecidos com pintura externa branca, preta ou vermelha, com o teto na cor da carroceria. Já por dentro, todas as unidades do GR Corolla virão de fábrica com uma tela sensível ao toque de 8 polegadas que executa o novo sistema Toyota Audio Multimedia (que estreou na Tundra 2022 e oferece conectividade sem fio Android Auto e Apple CarPlay).

Há ainda um display de 12,3 polegadas no painel de instrumentos dotada de telas de desempenho com tema GR que transmitem informações como pressão do turbo, posição da marcha e qual modo AWD está em uso. Os pedais esportivos de alumínio, botão de partida e o Toyota Safety Sense 3.0 serão padrão – esta última tecnologia inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controle ativo de faixa, monitores de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos de segurança.

Parte interna do GR Corolla
Imagem: Divulgação/Toyota

GR Corolla no Brasil ainda este ano

A versão Circuit Edition do GR Corolla estará à venda em 2023 e será limitada a 1.500 unidades para o mercado dos EUA, adicionando um teto de fibra de carbono forjado, pinças de freio vermelhas e outros detalhes. No interior, ele contará com bancos esportivos dianteiros com acabamento em camurça Brin Naub e detalhes em vermelho ao redor da cabine (em vez da prata do Core), vindo de fábrica com assentos aquecidos, volante aquecido, uma almofada de carregamento sem fio e um JBL padrão do sistema de áudio — todos esses recursos serão opcionais no Core.

Não há informações sobre velocidade máxima ou tempo de 0 a 100 km/h (que devem ser acima do que traz o Yaris). Assim como não temos detalhes sobre preço e data específica de início das vendas do GR Corolla, que será produzido no Japão. A Toyota diz que o carro estará à venda em algum momento deste ano, e para o Brasil, as expectativas são de que ele chegue no próximo semestre de 2022.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via Motor Authority