Os pacientes adultos hospitalizados que precisam de oxigênio por máscara ou de cateter nasal por consequência da Covid-19 podem ser tratados com o medicamento chamado baricitinibe. É o primeiro para o tratamento da doença incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com registro no Brasil, com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A decisão foi publicada assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União.

O medicamento já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como tratamento para casos graves e teve recomendação de incorporação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Durante o processo de análise da Conitec, a questão foi submetida à consulta pública, entre os dias 15 e 24 de março, contando com as contribuições de especialistas e da sociedade em geral. A recomendação final da comissão, favorável à incorporação em reunião extraordinária, foi convocada na última quarta-feira (30).

Além disso, os estudos analisados pela comissão demonstra que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução de mortes por Covid-19 de pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal ou de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

publicidade

O baractinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune, ou seja, auxilia no processo de recuperação de quadros inflamatórios. O remédio diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), que é a substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias dadas por diversas doenças e com níveis elevados em casos mais graves da doença.

Leia também!

Fonte: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!