A mamografia 3D é considerada uma revolução nos exames de câncer de mama, no entanto, uma pesquisa mostra que a tecnologia continua fornecendo resultados falso-positivos, fazendo com que as mulheres tenham que fazer novos exames para descartar a possibilidade da doença.  

A mamografia 3D se trata de diversas radiografias de baixa dose da mama enquanto a máquina se move em um pequeno arco, criando várias fatias de imagem permitindo a análise mais clara do tecido mamário.  

Leia também!

Enquanto a mamografia tradicional, ou mamografia 2D, consiste em raios-X de apenas dois ângulos diferentes, de cima para baixo e de lado a lado.  

publicidade

A pesquisa calculou a probabilidade de pelo menos um resultado falso-positivo após 10 anos de triagem anual. No caso da mamografia 3D, cerca de 50% das mulheres experimentam este resultado, enquanto na 2D o percentual sobe para 56%. 

“É decepcionante. Eu realmente esperava que isso reduzisse bastante a porcentagem de mulheres com falsos positivos porque é muito estressante para as mulheres”, relatou a autora sênior da pesquisa, Diana Miglioretti.  

mulher realizando mamografia
Pesquisa mostra que mamografia 3D não acabará com resultados falso-positivos. Imagem: Shutterstock

Pesquisas anteriores mostram que os resultados falso-positivos em caso de mamografia é muito comum, infelizmente. Aproximadamente 12% das mulheres que realizam o exame precisam ser chamadas para um retorno e, dessas voltas ao médico, apenas 4,4%, ou 0,53% de todas as mamografias de rastreamento, apresentam diagnóstico positivo para o câncer. 

A situação pode gerar estresse e ansiedade em muitas mulheres, se fazendo necessário até mesmo realizar uma biópsia em alguns casos. “Ainda não temos um teste perfeito, infelizmente”, lamentou Miglioretti.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!