Originalmente planejada para o dia 30 de março e, depois, reprogramada para o dia 3 de abril, a missão Ax-1, primeiro voo tripulado de caráter privado da Axiom Space sem a presença de um astronauta da ativa da NASA, sofreu mais uma remarcação. A tripulação, que seguiria para o espaço a bordo de um foguete da SpaceX na próxima quarta-feira (6), agora, ao que tudo indica, viajará na sexta-feira (8).

A missão Ax-1 vai levar quatro astronautas da Axiom Space até a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. Imagem: SpaceX/Reprodução

Nesse voo, quatro astronautas vão seguir rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), onde pretendem conduzir experimentos científicos. Entre eles, estará o ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría, como comandante, o magnata imobiliário e piloto acrobático Larry Connor, como piloto, além do empresário de música e sustentabilidade Mark Pathy e do investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe, como especialistas em missão. Eles se juntarão à atual tripulação do laboratório orbital em um momento tenso e delicado, em que o futuro da parceria de três décadas entre a Rússia e os EUA é incerto.

Segundo o plano da missão, a duração da viagem, entre ida, estadia e volta, será de 10 dias. O lançamento será a partir do Pad 39A do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, às 12h17, pelo horário de Brasília.

Da esquerda para a direita: Larry Connor, Michael López-Alegria, Mark Pathy e Eytan Stibbe, os tripulantes da missão Ax-1, da Axiom Space. Imagem: Axiom Space/Divulgação

Com sede no Texas, a Axiom Space, que planeja operar sua própria estação espacial no futuro, não deu uma razão para o novo adiamento, mas é provável que tenha relação com os imprevistos que atrasaram o ensaio molhado do megafoguete SLS, da NASA.

publicidade

Leia mais:

Se tudo correr como planejado, a cápsula Crew Dragon da SpaceX com a tripulação chegará à estação espacial no sábado (9) às 8h30 da manhã. “No final da semana passada, a espaçonave Dragon da SpaceX chegou ao hangar do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, onde foi acoplada ao foguete Falcon 9. A equipe continua com o trabalho de processamento de pré-lançamento no hangar antes da implantação do veículo na terça-feira”, diz um comunicado da Axiom. A empresa acrescentou que o teste seco do foguete (sem encher de combustível) agora está previsto para ocorrer na quarta-feira (6), seguido de um teste de fogo estático integrado no mesmo dia. 

No momento, existem sete pessoas na ISS: três astronautas americanos (Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn), o astronauta alemão Matthias Maurer e três cosmonautas russos (Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveev).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!