Um estudo realizado em parceria com a Universidade de Swansea, no Reino Unido, analisou a ligação entre a testosterona e o estrogênio com a Covid-19 de maneira grave. Acredita-se que a falta ou presença dos hormônios pode influenciar no prognóstico da doença.  

De acordo com a pesquisa, é possível notar que alguns fatores influenciam na hospitalização, são eles: idade e sexo. As pessoas mais velhas e do sexo masculino foram as que experimentaram mais situações graves da infecção.  

Leia também!

A pesquisa começou a trabalhar então com duas hipóteses, a primeira que aponta que altos níveis de testosterona causam casos graves e, a segunda relata o contrário, que baixos níveis do hormônio são os responsáveis.  

publicidade

Os pesquisadores levaram em consideração os dedos dos pacientes. Parece estranho, mas faz sentido! Homens com um dedo anelar mais longo tendem a ter um alto nível de testosterona, assim como mulheres com um indicador mais longo, possuem níveis mais altos de estrogênio.  

Os pesquisadores concluíram que pacientes com dedos curtos e “feminizados” podem apresentar sintomas graves da Covid-19, sendo levados à hospitalização. Enquanto aqueles que possuem grandes diferenças entre as mãos direita e esquerda apresentam uma probabilidade ainda maior.  

médico segura teste de testosterona
Níveis de testosterona podem ter relação com Covid-19 grave, diz estudo. Imagem: Shutterstock

“Diferenças ‘feminizadas’ nas proporções de dígitos em pacientes hospitalizados apoiam a visão de que indivíduos que experimentaram baixa testosterona e/ou alto estrogênio são propensos à expressão grave de Covid-19. Isso pode explicar por que o grupo de maior risco são homens idosos“, disse o professor John Manning. 

“Isso é significativo porque, se for possível identificar com mais precisão quem provavelmente está propenso a Covid-19 grave, isso ajudaria no direcionamento da vacinação“, completou.  

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!