No fim de fevereiro deste ano foi lançada a TRUTH Social, rede social financiada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, o bilionário Donald Trump. Com uma interface semelhante a do Twitter, plataforma na qual o político foi banido, a TRUTH teve um lançamento desastroso do ponto de vista técnico, já que boa parte dos usuários (ou que pretendiam ser) não conseguiram criar suas contas. Situação relativamente comum para redes recém-lançadas. No entanto, um mês e meio após o lançamento, a situação da plataforma continua difícil.

Disponível apenas no iOS, a TRUTH apresenta desde seu lançamento problemas para criar contas e até mesmo para digitar dados. Além disso, uma interminável lista de espera segue ocorrendo. Há muitos relatos de usuários simplesmente sendo removidos da fila ou tendo sua numeração trocada sem motivo.

Uma reportagem da BBC, conversou com especialistas e aliados de Trump sobre a nova plataforma. “Ninguém parece saber o que está acontecendo”, disse um aliado do ex-presidente não identificado. Sobre o lançamento, o diretor do Centro de Mídias Sociais e Política da NYU, Joshua Tucker, explicou que “foi um desastre”.

Logo do TRUTH Social
Imagem: rafapress/Shutterstock

Rede social de Donald Trump

Apesar de ter figurado entre os apps mais baixados da App Store em seu lançamento, a rede social de Trump hoje não aparece mais nem entre os 100 apps mais populares, com seus downloads caindo mais de 95%. A expectativa, dada pelo CEO da plataforma, de que o serviço estaria totalmente funcional em março, está longe de ser atendida.

publicidade

Leia também!

Além de não conseguir novos usuários com uma fila de espera de quase 1,5 milhão, a plataforma parece esquecida até pelos seus criadores. Trump, principal nome da rede social, não solta uma “verdade” há mais de um mês.

Antes mesmo do lançamento, a TRUTH Social já teve suas próprias polêmicas, sendo acusada de ter roubado o código fonte de uma plataforma chamada Mastodon. A plataforma é open source – com código fonte aberto, mas exige que os devidos créditos sejam feitos em caso de utilização.

Na App Store, a plataforma é descrita como “um ambiente voltado para diferentes pessoas, aceitando pontos de vista e ideologias contrárias sem nenhum problema”, uma clara referência  ao banimento de Trump das outras plataformas do mercado, como o Twitter.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!