A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre uma variante híbrida das suas cepas da variante ômicron do vírus da Covid-19. Batizada de ômicron XE, a nova variante foi identificada somente no Reino Unido até o momento, mas pode ser a mais contagiosa já vista desde o início da pandemia.

Além da ômicron XE, a China também relatou duas novas subvariantes da ômicron que não correspondem a nenhuma das cepas que já foram sequenciadas anteriormente. Porém, ainda não está claro se essas infecções foram eventos isolados, com pouca relevância, ou um sinal de problemas futuros.

publicidade

Perigo?

Atualmente, a China enfrenta seu maior surto de Covid-19 desde o surgimento da doença, no final de 2019, na cidade de Wuhan. De acordo com especialistas em infectologia, caso a política de Covid Zero da China não funcione, uma nova variante pode significar uma ameaça para o resto do mundo.

Por mais que a vacinação esteja avançando bastante em países de renda média e alta, a circulação do vírus e o surgimento de novas variantes, como é o caso da ômicron XE, aumentam o número de novos casos e, possivelmente, de mortes, principalmente dentro dos chamados grupos de risco.

publicidade

Atualizações nas vacinas

Doses de diferentes vacinas contra a Covid-19
FDA estuda quais serão as atualizações necessárias nas vacinas existentes. Crédito: Marc Bruxelle/ShutterStock

Por conta disso, o FDA, que é o órgão equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, estuda quais doses de reforço serão necessárias e como selecionar quais cepas devem ser os alvos das atualizações dos imunizantes.

Mas vale reforçar que ainda não há razões para pânico, apenas para cautela, segundo a OMS, já que o número de infecções pelas novas variantes é muito pequeno em relação ao tamanho dos surtos que já aconteceram e que ainda estão acontecendo ao redor do mundo.

publicidade

Leia mais:

Além disso, a ômicron XE pode ser mais uma variante como a deltacron ou a lambda, que, no momento em que surgiram, chegaram a assustar,  mas, no fim das contas, não avançaram ou causaram novas ondas de infecções ao redor do planeta ou sequer nos países onde surgiram.

publicidade

Via: Valor Econômico

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!