O Brasil registrou uma queda em 11% dos roubos de cabos de telecomunicações em 2021, em comparação com o ano anterior. Isso não significa, porém, que a quantidade foi pequena. Mais de 4 milhões de metros foram furtados no ano passado. O terceiro ano seguido com a marca de sete dígitos.

Os pedaços de rede roubados correspondem a diversos tipos de serviços, como internet, televisão a cabo, telefonia fixa e celular. O roubo de cabos de telecomunicações totalizou, precisamente, 4,12 milhões nos 12 meses de 2021, contra 4,6 milhões em 2020.

Leia mais:

O local mais prejudicado foi o estado de São Paulo. Lá, foram roubados mais de 1 milhão de metros. Atualmente, dois Projetos de Lei tramitam no Congresso para endurecer as penas nesse tipo de crime, os PLs 5.845 e 8.846, de 2016.

publicidade

Os roubos de cabos de telecomunicações prejudicaram mais de 6 milhões de pessoas, de acordo com um levantamento da Conexis, associação representativa das empresas do setor. Serviços foram parcialmente interrompidos por causa dos furtos.

Cabos de internet roubados
Os cabos de telecomunicações roubados acabam atrapalhando serviços prestados à população. Crédito: PCMG/Divulgação

“Um cabo desse pode afetar uma rua, um bairro, um município, dependendo do que é furtado, se é de fibra ótica ou um backhaul [tipo de infraestrutura de redes pela qual trafega grande quantidade de dados]. Tudo isso afeta, sempre com prejuízo”, destacou Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, em entrevista à Agência Brasil.

Assim, a associação pede mais fiscalização e melhor investigação quando o crime for cometido. “Nos principais estados nos quais atuamos de maneira a cobrar as autoridades, São Paulo e Rio de Janeiro, houve queda de roubos. Porém, o crime tem se espalhado para outros estados como Bahia, Paraná, Santa Catarina e Ceará. Por isso, a importância de uma ação coordenada”, completou.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!