O engenheiro de software Aaron Stephenson anunciou recentemente o lançamento de seu app Braille Scanner, que usa aprendizado de máquina para traduzir documentos em braille, o sistema de escrita tátil para cegos, para texto visuais e áudio.

Usar o app é bem simples, basta tirar uma foto do texto em braille e o aplicativo é capaz de fazer a tradução para texto na tela em segundos. O Braille Scanner também pode ser usado para converter o texto em áudio, e permite que o usuário exporte a tradução e os caracteres em braille como desejar.

Stephenson, o desenvolvedor do app, não é cego. Em outro tuíte ele explicou que começou a aprender braille em 2020, e sendo engenheiro de software, queria uma ferramenta para conferir seu progresso. Em 24 horas ele fez centenas de anotações e criou um modelo inicial usando CreateML e Vision, depois foi ao Twitter para pedir feedback e encontrar voluntários para testar o app.

Como outro usuário do Twitter apontou no post inicial de Stephenson, o app pode ser útil para pessoas cegas ou com baixa visão em interações com colegas de trabalho, além de para professores de pessoas com questões de visão.

publicidade

A versão do app Braille Scanner atual traduz braille para o modelo Unified English Braille (UEB) grau 1, mas acrescentar outros modelos (possivelmente para mais línguas) estão nos planos de Stephenson para futuras atualizações.

Leia mais:

O Braille Scanner está disponível para download gratuitamente na App Store da Apple para iPhone. O aplicativo requer iOS 14.7 ou mais recente para ser instalado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!