Um belo meteoro cortou os céus do Paraguai na noite desta segunda (04) e foi registrado pelas câmeras da BRAMON e do Clima ao Vivo. O meteoro atingiu a atmosfera às 21:26 (horário de Brasília) e foi detectado pela estação de monitoramento da BRAMON em Monte Castelo, no norte do Estado de Santa Catarina. Jocimar Justino, que administra a estação, avisou então ao Clima ao Vivo que encontrou o belíssimo registro em sua câmera em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Segundo a BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o fenômeno ocorreu em território paraguaio, a cerca de 600 Km de distância da estação em Monte Castelo. O meteoro só pode ser registrado a essa distância porque foi bastante luminoso e porque não haviam nuvens encobrindo o horizonte naquele momento. 

Leia mais:

O que é um meteoro?

O meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera em altíssima velocidade, provocando o aquecimento e a ionização dos gases atmosféricos. Quando isso acontece, o gás aquecido e ionizado gera uma bolha de plasma que brilha intensamente ao mesmo tempo em que vaporiza a rocha espacial de fora para dentro. 

publicidade

Na maior parte das vezes, a rocha espacial é completamente vaporizada na passagem atmosférica. Entretanto, algumas vezes, é grande o suficiente para atingir as camadas mais baixas e densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido

Em raras exceções, alguns fragmentos resistem à passagem atmosférica e chegam ao solo. Esses fragmentos são chamados de meteoritos e têm grande valor para a ciência. Mas não foi esse o caso deste meteoro sobre o Paraguai. Segundo a BRAMON, ele foi completamente vaporizado devido ao calor da passagem atmosférica.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!