A fabricante de chips norte-americana Intel anunciou esta semana que decidiu paralisar suas operações na Rússia. A companhia acompanha a decisão tomada por várias empresas recentemente por conta da invasão na Ucrânia.

Um dos nomes mais importantes do setor, a Intel já havia paralisado em março remessas destinadas para clientes russos e da Bielorrússia.

publicidade
Bandeiras da Ucrânia e Rússia colocadas em um mapa do continente europeu
Intel se junta a lista de empresas que deixaram a Rússia em meio a invasão na Ucrânia. Imagem: evan_huang/Shutterstock

“A Intel se junta à comunidade global condenando a guerra da Rússia contra a Ucrânia e pedindo um rápido retorno à paz”, disse a empresa em comunicado.

IBM também acompanhou a iniciativa

A International Business Machines Corp (IBM) também adotou uma medida semelhante. Vale lembrar que a Ucrânia solicitou que empresas de tecnologia, especialmente as que operam com computação em nuvem e software, cortassem negócios com a Rússia.

publicidade

Como contexto, segundo a Reuters, servidores da IBM são os mais populares na Rússia junto com os da Dell e Hewlett Packard Enterprise (HP). Resta saber como a decisão pode impactar o país no longo prazo, já que além de empresas, diversas agências governamentais dependem destes dispositivos para continuar operando.

Via: Reuters

publicidade

Leia mais:

Airbnb cancela reservas na Rússia e Bielorrússia

Outro golpe contra a economia russa foi registrado também esta semana. A Airbnb, empresa norte-americana que atua no nicho de hospedagem online, decidiu cancelar todas as reservas na Rússia e Bielorrússia, uma decisão que começou a valer nesta segunda-feira (4). 

publicidade

A medida foi adotada em apoio às sanções impostas pelo governo Biden, que têm o apoio da União Europeia em um esforço combinado para enfraquecer o governo de Vladimir Putin.

No fim, a estratégia está funcionando. A economia da Rússia está cada vez mais enfraquecida por conta da guerra e das sanções. Até então, mais de 250 empresas, incluindo várias do setor de tecnologia, já deixaram o país.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!