Nesta sexta-feira (8), às 12h17 (pelo horário de Brasília), acontece o lançamento da primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS), sem a presença de nenhum oficial da ativa de qualquer agência espacial federal. E você pode acompanhar ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital.

Cápula Crew Dragon Endeavour, acoplada ao foguete Falcon 9 que vai lançar quatro astronautas privados à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira (8). Imagem: SpaceX via Twitter

A partir das 11h45, nossa equipe estará a postos no site, no nosso canal no YouTube e nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, com todas as informações sobre esse voo histórico.

publicidade

Segundo o plano da missão, a duração da viagem, entre ida, estadia e volta, será de 10 dias. O lançamento será a partir do Pad 39A do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em um foguete Falcon 9, da SpaceX.

Da esquerda para a direita: Larry Connor, Michael López-Alegria, Mark Pathy e Eytan Stibbe, os tripulantes da missão Ax-1, da Axiom Space. Imagem: Axiom Space/Divulgação

Estarão a bordo o ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría, como comandante, o magnata imobiliário e piloto acrobático Larry Connor, como piloto, além do empresário de música e sustentabilidade Mark Pathy e do investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe, como especialistas em missão. 

publicidade

Leia mais:

Eles se juntarão à atual tripulação do laboratório orbital em um momento tenso e delicado, em que o futuro da parceria de três décadas entre a Rússia e os EUA é incerto.

publicidade

No momento, existem sete pessoas na ISS: três astronautas americanos (Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn), o astronauta alemão Matthias Maurer e três cosmonautas russos (Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveev).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!