O Instagram está reformulando seu sistema de vídeos e vai passar a converter todos os que tenham menos de 15 minutos em “reels”. A mudança vai padronizar o estilo de vídeos curtos da plataforma, já que atualmente é possível publicar nos dois formatos. A alteração entrou em fase de testes no Brasil na última terça-feira (5).

Agora, a aba de “vídeos” vai deixar de existir, com todas as publicações curtas sendo movidas para a aba dos “reels”, o formato de vídeos curtos lançado pelo Instagram nos últimos anos para competir com o TikTok. No entanto, se antes eram permitidos reels de cerca de 1 minuto, esse tempo foi sendo expandido até chegar nos 15 minutos atuais.

Imagem: Instagram

Vídeos do Instagram

Segundo o Instagram, a mudança é para facilitar a experiência dos usuários, já que antes haviam duas opções para publicar um mesmo conteúdo. Com a mudança, os vídeos curtos de até 15 minutos também vão receber os mesmos recursos de edição já presentes no “reels”, já que vão ser integrados ao modelo.

Leia mais:

publicidade

Essa é mais uma tentativa da plataforma de popularizar vídeos um pouco maiores. Antes, o Instagram havia lançado o IGTV, uma aba de vídeos que, na época, era voltada para concorrer com o YouTube. O formato, entretanto, nunca se popularizou e acabou sendo modificado nos últimos meses.

Já o “reels” foi lançado para competir com o TikTok, que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo, inclusive no Brasil. Por enquanto, a mudança nos vídeos do Instagram ainda está em testes, por aqui e na Coreia do Sul. Caso os testes sejam bem- sucedidos, a alteração deve se tornar definitiva.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!